Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online: articulando ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos.

Autores

  • Vivian Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) http://orcid.org/0000-0001-7239-1619
  • Bruno Augusto Torres Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Palavras-chave:

Autoria docente, desenhos didáticos, educação online, aplicativos.

Resumo

A temática principal do trabalho foi o uso de ambientes de aprendizagemensino móveis com aplicativos como estratégia pedagógica para a emergência de dispositivos de ensino e pesquisa, autoria e produção de conteúdo na era da conectividade ou hipermobilidade. O objetivo é compreender como ocorre a autoria de desenhos didáticos com aplicativos na educação online, considerando a articulação entre ambientes virtuais de aprendizagem web e interfaces móveis. E a questão norteadora: como pode ser desenvolvido o processo de produção de desenhos didáticos para a educação online a partir das práticas pedagógicas com aplicativos? O campo de pesquisa ocorreu ao longo do Projeto de Extensão Formação de Docentes para a Educação Online, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Ao longo de duas disciplinas: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mediação Pedagógica Online, o dispositivo formativo foi delineado, de forma a compreender o fenômeno em questão. Como achado, tem-se a noção subsunçora “Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online”, da proposta de trabalho com o App-teaching, uma reflexão sobre uma pedagogia que considere os aplicativos e as transformações decorrentes da mobilidade ubíqua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado em Educação pela UERJ, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) -2015, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UFF - 2011, Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela UERJ - 2009. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UERJ), do grupo Literacia visual: pesquisa, ensino e formação docente em Artes (IFRJ), do SECRIA - Setores criativos: ensino, pesquisa e práticas pedagógicas (IFRJ) e do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Online.

Bruno Augusto Torres, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Tecnologia de Análise de Sistemas Informatizados pela Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (FAETERJ - 2007), Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (2009), Especialista em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (2014) e licenciado em Informática pela AVM - Cândido Mendes (2016). Cursando mestrado em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Analista de Segurança da Informação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

LEMOS, André. Celulares, funções pós-midiáticas, cidade e mobilidade. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), v. 2, n. 2, p. 155-166, jul./dez. 2010.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MACEDO, Roberto S. Atos de currículo, formação em ato?: para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. 2. reimpressão. Ilhéus: EDITUS, 2014. 170 p.

OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3ª ed. Petrópolis: DP&A, 2008, p.13-38.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. 1. ed. Santo Tirso: Whitebooks, 2014. v. 1. 202p .

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático para educação on-line. Revista Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.

VICTORIO FILHO, A. Pesquisar o cotidiano é criar metodologias. Educação & Sociedade (Impresso), v. 28, p. 97-110, 2007.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Martins, V., & Torres, B. A. (2018). Autoria de desenhos didáticos com interfaces móveis na educação online: articulando ambientes virtuais de aprendizagem web e aplicativos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9495

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura