Disciplina positiva e castigos nas mídias sociais: uma relfexão sobre o grupo “crescer sem violência”
Resumo
O presente artigo investigou os o Blog e Funpage “Crescer sem Violência” - principal canal de informações e discussões sobre os castigos no Brasil - com vistas a compreender a base teórica que fundamenta suas publicações. Para tanto, foram investigados os memes compartilhados entre os meses de junho de 2016 a junho de 2017, bem como foi realizada uma imersão em todas as informações presentes nos canais do grupo. Desta forma, a organização textual foi elaborada da seguinte maneira: em um primeiro momento foi discutida a noção de mídias sociais e memes; em seguida a caracterização do grupo “Crescer Sem Violência” e, por fim, descrita a perspectiva teórica encontrada nas informações divulgadas pelo site. Como resultado, observou-se que todas as informações contidas nos canais utilizados apóiam-se claramente na perspectiva da Disciplina Positiva e na Educação para Paz, as quais defendem uma educação pautada na não violência, com estratégias para educar a criança sem castigos físicos e humilhantes. O texto é finalizado apontando as mídias sociais como um importante veículo de produção e mudança cultural.