Disciplina positiva e castigos nas mídias sociais: uma relfexão sobre o grupo “crescer sem violência”

Autores

  • Milena Aragão
  • Marques Natan Andrade

Resumo

O presente artigo investigou os o Blog e Funpage “Crescer sem Violência” - principal canal de informações e discussões sobre os castigos no Brasil - com vistas a compreender a base teórica que fundamenta suas publicações. Para tanto, foram investigados os memes compartilhados entre os meses de junho de 2016 a junho de 2017, bem como foi realizada uma imersão em todas as informações presentes nos canais do grupo. Desta forma, a organização textual foi elaborada da seguinte maneira: em um primeiro momento foi discutida a noção de mídias sociais e memes; em seguida a caracterização do grupo “Crescer Sem Violência” e, por fim, descrita a perspectiva teórica encontrada nas informações divulgadas pelo site. Como resultado, observou-se que todas as informações contidas nos canais utilizados apóiam-se claramente na perspectiva da Disciplina Positiva e na Educação para Paz, as quais defendem uma educação pautada na não violência, com estratégias para educar a criança sem castigos físicos e humilhantes. O texto é finalizado apontando as mídias sociais como um importante veículo de produção e mudança cultural.

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Publicado

2017-11-13

Como Citar

Aragão, M., & Andrade, M. N. (2017). Disciplina positiva e castigos nas mídias sociais: uma relfexão sobre o grupo “crescer sem violência”. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8545

Edição

Seção

GT1 - Informação, desenvolvimento e sociedade