Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes - SEMPESq?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO 21ª SEMPESq

"Bioeconomia e Transformação Social"

4 a 8 de novembro de 2019

 

 

Para submeter o seu resumo utilize o arquivo "Modelo_Resumo_21 SEMPESq 2019".

 

IMPORTANTE: Antes de submeter o seu resumo, ler atentamente as instruções a seguir:

 

1.0 - Das NORMAS para INSCRIÇÃO dos resumos

1.1 - Os resumos serão considerados aptos para apresentação na 21ª SEMPESq de acordo com os seguintes critérios: relevância do objeto de estudo para a área; fundamentação teórica; coerência teórico-metodológica; clareza na comunicação escrita; apresentação de resultados da pesquisa; referencial bibliográfico em conformidade com a temática escolhida e adequação do formato do resumo de acordo com as especificações (Modelo e Normas do resumo).

1.2 - Os resumos submetidos serão enviados para a avaliação dos Comitês Científicos da Universidade Tiradentes.

1.3 - Será recusado o trabalho enquadrado em um ou mais itens a seguir.
a) formatação incorreta;
b) plágio/autoplágio;
c) não atendimento das recomendações de revisão;
a) Resumos que se caracterizem como: Projeto de pesquisa, Trabalho com resultados preliminares ou inconclusivos, Resultados fragmentados em vários trabalhos e Trabalho já publicado.
f) Quando for o caso: trabalho sem o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc..
g) Trabalho sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
h) Trabalho que apenas descreva eventos, oficinas, fotos ou vídeos;
Os assessores poderão recusar os trabalhos que contenham outros erros não listados anteriormente, estes serão especificados diretamente por mensagem enviada pelo Sistema.

1.4 - Cada inscrição na 21ª SEMPESq dá direito a submissão de UM resumo. Para a apresentação de cada trabalho, pelo menos um dos autores deve estar inscrito.

 1.4.1 - ATENÇÃO: TODOS os participantes dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (bolsistas ou voluntários) devem, obrigatoriamente, estar inscritos na 21ª SEMPESq, portanto os comprovantes de pagamento devem ser anexados ao sistema de submissão. Estes resumos devem conter como primeiro autor, o discente vinculado ao programa de iniciação científica (bolsista ou voluntário), em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares vêm os colaboradores, se houver e, por último, o orientador (coordenador do projeto). Seus nomes devem vir escritos por extenso, sem abreviações.

 

2.0 - Dos PARÂMETROS para SUBMISSÃO dos resumos

 2.1 Para submeter o seu resumo utilize o arquivo "Modelo_Resumo_21 SEMPESq 2019". Este deve ser encaminhado em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

2.2 - O resumo do trabalho inscrito na 21ª SEMPESq deverá:
a) estar redigido em português (RESUMO) e inglês (ABSTRACT);
b) os resumos (português e inglês) devem ter no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras (sem considerar as Palavras-chave/Keywords, Agradecimentos/acknowledgements e Referências/references);
c) cada resumo poderá ter, no máximo, seis autores e todos devem ter contribuído substancialmente para a sua realização. Todos os autores devem ter conhecimento da submissão do resumo;
d) ser claro e conciso;
e) necessariamente apresentar resultados;
f) Recomenda-se que antes da submissão do resumo seja efetuada rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação do conteúdo, tanto para o resumo em português quanto para o resumo em inglês (ABSTRACT), pois o texto poderá ser utilizado sem correção posterior; O conteúdo do trabalho é de responsabilidade de todos os autores e, em especial, dos orientadores;
g) obedecer ao modelo disponibilizado no Portal e no site da 21ª SEMPESq.

2.3 - O autor principal deve cadastrar TODOS os participantes (nome completo e e-mail) no processo de submissão do resumo (Metadados). Somente um certificado de apresentação será emitido para cada resumo aceito e apresentado. Nele constará o título do trabalho, o nome do autor e de todos os co-autores de acordo com o submetido no sistema, este documento será enviado por e-mail.

2.4 - O comprovante de pagamento com a devida identificação de um dos autores e o Parecer Consubstanciado de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ou CEUA), quando for o caso, devem ser submetidos como ‘Documentos Suplementares’ diretamente no Portal (arquivos formato "jpg ou pdf").

2.5 - Apreciaremos sua gentileza de respeitar os padrões. RESUMO FORA DO PADRÃO SERÁ REJEITADO E OS AUTORES, APÓS AS ADEQUAÇÕES SOLICITADAS DEVERÃO FAZER UMA NOVA SUBMISSÃO, DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO PARA SUBMISSÃO. O resumo que, após ressubmissão, permaneça inadequado, será automaticamente eliminado da 21ª SEMPESq.

2.6 - Todos os procedimentos de submissão, avaliação, aceite ou recusa do resumo para a 21ª SEMPESq serão feitos via Sistema do Portal de Eventos do Grupo Tiradentes (https://eventos.set.edu.br/index.php/sempesq), portanto, É DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES A VERIFICAÇÃO CONSTANTE DO SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO DO SEU RESUMO. Não faremos comunicação por e-mail ou telefone. No processo de submissão do resumo, o sistema irá codificar cada submissão através de uma numeração específica (ID), pedimos atenção para este código, pois esta será a principal forma de localização do resumo no sistema.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Como escolher a Seção do seu Resumo

Bolsistas e voluntários de Iniciação Científica participantes dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit.

• Os projetos iniciados em 2018 e concluídos até julho 2019 deverão ser, obrigatoriamente, inscritos na Seção que indica o evento, o programa de financiamento e a área de conhecimento.Exemplo: Projeto com financiamento pelo CNPq (bolsa) finalizado em julho de 2019, com ou sem voluntário incluído, da área de Educação, deve escolher a Seção: Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Somente UM resumo por projeto deve ser submetido. Entretanto, todo o bolsista de projeto de pesquisa finalizado deve fazer sua apresentação na forma ORAL. Caso exista um voluntário participante do mesmo projeto, este deverá apresentar os mesmos resultados na forma de PÔSTER.

• Os projetos aprovados na modalidade PROVIC/PROVITI concluídos até julho 2019 deverão ser, obrigatoriamente, inscritos na Seção que indica o evento e a área de conhecimento.Exemplo: Projeto de Iniciação Científica Voluntária finalizado em julho de 2019, com um ou dois voluntários, da área de Engenharia, deve escolher a Seção: Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/Unit - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.Mesmo que o projeto tenha dois alunos voluntários, somente UM resumo deve ser submetido. Porém, no momento da apresentação dos resultados em pôster, obrigatoriamente, os dois alunos devem estar presentes, para que possam apresentar os resultados da pesquisa e receber os seus Certificados de Iniciação Científica.

Os alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Tiradentes (Mestrados e Doutorados) devem inscrever seus resumos como participantes dos Seminários de Práticas Investigativas e Temas livres (oral ou pôster) de acordo com a área de conhecimento do trabalho.

• Demais trabalhos de pesquisa acadêmica da Universidade Tiradentes e ou de outras Instituições devem ser inscritos na Seção: Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres, indicando a escolha da forma de apresentação desejada (oral ou pôster).

 

Quadro - Orientações para selecionar a Seção de apresentação do Trabalho de Pesquisa

 

 

Como formatar as REFERÊNCIAS/REFERENCES

A literatura utilizada deve ser inserida em lista numerada em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, concordando com a citação no texto do resumo:

a. Periódicos:
FONSECA, J. A. & MEURER, E. J. Inibição da absorção de magnésio pelo potássio em plântulas de milho em solução nutritiva. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 21:47-50, 1997.

b. Livro:
KONHNKE, H. Soil physics. 2.ed. New York: MacGraw Hill, 1969. 224p.

c. Capítulo de livro:
JACKSON, M. L. Chemical composition of soil. In: BEAR, F. E., ed. Chemistry of the soil. 2.ed. New York: Reinhold, 1964. p.71-141.

d. Trabalho em Anais:
VETTORI, L. Ferro “livre” por cálculo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 15., Campinas, 1975. Anais. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1976. p.127-128.

e. CD-ROM:
SILVA, M. L. N.; FREITAS, P. L.; BLANCANEAUX, P. et al. Índice de erosividade de chuva da região de Goiânia (GO). In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO. 13., 1996. Anais. Águas
de Lindóia: Embrapa, 1996. CD-ROM

f. Internet:
El Niño and La Niña. Disponível em: <http://www.stormfax.com/elnino.htm>. Acesso em 15 out. 2000.

ATENÇÃO: As citações no texto do resumo devem ser identificadas pelos respectivos números da lista alfabética de referências (exemplo: xxxxx 1)

 

Prazo de submissão dos resumos até 20 de outubro de 2019.

 

A Coordenação Científica da 21ª SEMPESq irá publicar a lista de apresentação dos trabalhos com as devidas indicações da modalidade, local e horário de apresentação em momento oportuno.

As regras para as APRESENTAÇÕES ORAL ou em PÔSTER estarão disponíveis no site da 21ª SEMPESq.

Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais da 21ª SEMPESq.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os resumos (português e inglês) tem no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras (sem considerar as ‘Palavras-chave/Keywords’, Agradecimentos/acknowledgements e referências/references);
  2. O arquivo da submissão está em formato WORD. E segue as normas apresentadas no modelo e normas do resumo expandido, disponibilizado neste site.
  3. O resumo tem no máximo, seis autores e todos contribuíram substancialmente para a sua realização. Todos os autores tem conhecimento da submissão do resumo.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Foi realizado no resumo uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação do conteúdo, pois o texto poderá ser utilizado sem correção posterior.
  6. Todos os autores do resumo estão inscrito na 21ª SEMPESq. E o comprovante de pagamento anexado em documentos complementares.

 

Declaração de Direito Autoral

Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.