OS CONCEITOS DE FAMÍLIA A PARTIR DA ÓTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E MATERIAL DIDÁTICO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a presença dos conceitos de família a partir da ótica dos Estudos Culturais na literatura Infantojuvenil do Programa Nacional do Livro e Material Didático (2018- 2023) nos anos iniciais (1ª ao 5º ano) do Ensino Fundamental. O interesse em discutir essa temática surge a partir da compreensão de que a família é a base da sociedade e que os seus conceitos apresentam modificações durante a evolução humana. Nesse âmbito, entende-se que obras literárias infantojuvenis, apresentam significativo potencial de proporcionar à criança o hábito pela leitura, além de desenvolver sua criatividade, raciocínio, e curiosidade, estimulando sua visão crítica. A escola é um local propício para a formação de crianças e jovens, e, ao oferecer, para esses, o acesso à leitura, contribui para a composição de uma sociedade democrática. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, a partir da análise de obras literárias que foram selecionadas em 2018 e distribuídas nas escolas públicas, com foco no conceito de família. Para a análise dos dados coletados, será usada a técnica de análise documental, com base em Cellard (2008) e a análise cultural-midiática.