Sobre a Revista

Os grupos de pesquisa História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS) e História da Educação do Nordeste (GPHEN/CNPq/Unit)  em parceria com os Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes-Unit e Universidade Federal de Sergipe-UFS e o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação Centro de Memória –tem o prazer de convidar a comunidade de professores, pesquisadores e alunos de diversas áreas, profissionais ligados a História da Educação, para o II- ESHE- Encontro Sergipano de História da Educação. Patrimônio histórico educacional e os desafios contemporâneos da pesquisa em História da Educação (modalidade online). Com este evento pretende-se possibilitar a reflexão sobre as contribuições da história da educação; Divulgar as pesquisas e a produção em História da Educação de pesquisadores sergipanos; Fortalecer e/ou estimular intercâmbios, parcerias e intersecções a nível nacional e internacional. O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022, em formato online. A temática Patrimônio histórico educacional e os desafios contemporâneos da pesquisa em História da Educação apresenta-se como foco de reflexão proposta para as conferências e mesa redonda do II ESHE/2022. Convidamos a todos e todas, portanto, a participarem das discussões e a contribuírem para o aprofundamento das reflexões.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ DIA 1 DE SETEMBRO DE 2022

EIXOS TEMÁTICOS
ET01. História, memória e instituições educativas
Coordenação: Profª. Drª. Maria José Dantas (UFS)/Profª. Drª. Luzinete Moreira (UNIT)/Profª. Drª. Marluce Souza Lopes (UFS)

ET02. Intelectuais e projetos educacionais
Coordenadores: Profª. Drª. Laisa Dias Santos (UNIT)/ Prof. Dr. Genivaldo Martires (UFS); Profª. Drª. Risia Rodrigues (UFS)

ET03. História das disciplinas escolares
Coordenação: Prof. Dr. João Paulo Gama Oliveira (UFS) e Profª. Drª. Rosemeire Marcedo Costa (UFS)

ET04. Patrimônio histórico educacional, arquivos e acervos
Coordenação: Profª. Drª. Sayonara do Espírito Santo Almeida (UFS)/ Profª. Me. Patricia Batista dos Santos (UNIT)/Profª. Me. Anne Emile Souza de Almeida Cabral (UFS)

ET05. História da Educação Profissional
Coordenadores: Prof. Dr. Marco Arlindo Amorim Melo Nery (IFS)/ Profª. Drª. Aristela Aristides Lima (IFS)

ET06. Formação de professores e trabalho docente
Coordenadores: Profª. Drª. Silvana Bretas (UFS)

ET07. História da educação no período colonial
Coordenadores: Prof. Dr. Luis Eduardo de Oliveira (UFS)/Profª. Drª. Ane Luise da Silva Mecenas Santos (UFRN)

ET08. Processos educativos e práticas de sociabilidades não escolares
Coordenadores Profª. Drª. Desirrê Luciane Dominschek (Uninter)/Anderson Santos (PUC-PR)

ET09. História das Ideias Pedagógicas
Coordenação: Prof. Dr. Edmilson Meneses (UFS)

ET10. História da Educação feminina no espaço ibero-americano
Coordenação: Profª. Drª. Márcia Terezinha Jeronimo Oliveira Cruz (Cátedra Estudos Globais – Uab/Lisboa / CIHSP- Unesco)/Profª. Dra. Josineide Siqueira de Santana (Cátedra Estudos Globais – Uab/Lisboa / CIHSP- Unesco/SEED)

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS

Podem enviar propostas de comunicações estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da educação e áreas afins, que desenvolvam pesquisas enquadrados em um dos eixos temáticos do encontro.
– Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos na condição de autor e/ou coautor;
– Cada trabalho poderá ter a participação de no máximo 3 autores;
Todos os autores devem realizar inscrição no Encontro para que os trabalhos possam constar nos anais do evento.
Todos os trabalhos completos aprovados pela comissão científica serão publicados em Anais Eletrônico do II Encontro Sergipano de História da Educação-ESHE, no formato E-book
Alunos de graduação e/ou iniciação científica só poderão se inscrever para apresentar trabalho com seus (as) orientadores (as).

Comunicação Individual
Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, individualmente ou em coautoria; trabalhos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará os nomes dos demais autores e todos deverão fazer a sua inscrição individualmente no evento. Cada comunicação individual poderá ter até dois coautores, além do autor principal.
A proposição das comunicações individuais terá de ser enviada pelo sistema de inscrição do evento, conforme as etapas a seguir:

1) Cada comunicação individual deverá indicar o autor principal.
2) Todos os coautores também deverão realizar sua inscrição no Congresso, inserindo seus comprovantes de pagamento. A validação será comunicada ao associado por meio de mensagem, que ficará disponível na sua “Área do inscrito”.
3) Uma vez que todos os autores tenham seus comprovantes validados, a comunicação individual ficará disponível para avaliação.

RESUMO

O resumo deverá conter: temática; objetivos; referenciais teóricos e metodológicos; fontes; periodização; resultados.
O resumo deverá apresentar: título do trabalho em negrito; caixa alta com, no mínimo, 2.500 e no máximo 3.000 caracteres (com espaços); em espaço simples; fonte Times New Roman, tamanho 12; margem direita 2,5 e esquerda 3,0; superior e inferior 2,5; três palavras-chave; formato Word.
O resumo deverá conter: temática; objetivos; referenciais teóricos e metodológicos; fontes; periodização; resultados.

Importante

Todos os resumos, devem ser enviados pelos proponentes, sem a identificação de seus autores. Devem ser retiradas todas as referências e informações que possam revelar a identidade dos autores e grupos de pesquisas envolvidos, inclusive as propriedades do arquivo em formato Word, para assegurar a avaliação cega por pares. O envio de trabalhos completos para publicação nos Anais é facultativo.

TEXTO COMPLETO

Após a divulgação definitiva dos trabalhos aceitos para apresentação, os autores dos trabalhos aprovados poderão encaminhar o texto completo até o dia ________, obedecendo às seguintes especificações: título em maiúsculas e negrito, seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do(s) autor(es), três palavras-chave, mínimo de 10 e máximo de 15 páginas, em forma de artigo, com objetivos, metodologia, problemática anunciada e devidamente desenvolvida, considerações finais e referências. O texto deve ser digitado em Word, formato A4, fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, espaço 1,5cm, justificado em ambas as margens, com margem 2,5cm. Parágrafo com recuo de 1,27cm. As citações, a partir de quatro linhas, devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 cm e fonte 11. As notas devem ser de rodapé. Consultar as normas da ABNT em vigor quanto às referências.