AS PÁGINAS COTIDIANAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Dayane Cristina Guarnieri UEL

Resumo

O texto possui o objetivo de refletir sobre as possibilidades em se utilizar as fontes periódicas impressas para desenvolver pesquisas na área da história da educação, pensando a sua relação com a história da imprensa e o processo civilizador, a partir da perspectiva de Norbert Elias de uma análise histórico-social. Assim, a educação e a cultura são compreendidas de forma intrínseca, pois se autoinfluenciariam e se modelam a partir do nível de desenvolvimento da sua sociedade. Nesse caminho, a síntese histórica é imprescindível para estabelecer os nexos entre acontecimentos e mudanças sociais a partir de um olhar de longo prazo, mas também é necessário atravessar o projeto editorial da fonte para compreender a conjuntura histórica do período para relacioná-la com mudanças nas emoções e nos comportamentos que fornecem sentido para os grupos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - História, memória e instituições educativas