HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SERGIPE: A MISSSÃO CUBANA 1996 A 1998
Resumo
O presenta artigo versa sobre recente História da educação especial em Sergipe, sendo temática pouco explorada, a Missão Cubana refere-se aos especialistas na área da educação especial de Cuba, com diferentes formações a nível de mestrado e doutorado, além de possuírem experiência na sistematização da organização da educação especial no processo educacional. Desta forma nosso objetivo é refletir sobre as transformações propiciadas na educação especial ao longo da História da Educação em Sergipe com a vinda da missão cubana para o Estado de Sergipe na década de 90. A ausência de pesquisas sobre a temática propicia compreender que a área da pessoa com deficiência era silenciada como também o convênio entre Governo do Estado de Sergipe e o Governo de Cuba em 1996, para a estruturação e formação de professores na perspectiva da educação especial. O Tipo de pesquisa utilizada a História da Educação e a História Cultural com realização de pesquisa bibliográfica e levantamento de diferentes documentos oficiais, textos legais, relatórios, recortes de jornais e as parcas produção dos intelectuais sergipanos sobre o período estudado. para coleta de dados realizamos leituras e fichamentos de pesquisas da História da Educação em Sergipe, nessas leituras procuramos indícios, pistas sobre a pessoa com deficiência. A coleta de dados ocorreu em três etapas: a primeira etapa realização de levantamento de pesquisas sobre a pessoa com deficiência, a segunda etapa consistiu na leitura de pesquisas sobre a história da educação da pessoa com deficiência em Sergipe. A terceira etapa consistiu em filtrar as pesquisas que citavam a pessoa com deficiência e a história da Educação especial. Foi fator de exclusão as obras que não faziam menção a pessoa com deficiência. O Centro de Referência em Educação Especial de Sergipe (CREESE) foi fundado em 21 de fevereiro de 1997, através do Decreto nº 16.361. Revelam os vestígios a importância das ações científicas para a formação de docentes e técnicos de diferentes redes de ensino de Sergipe para atender a pessoa com deficiência. Cuba privilegia a formação docente voltada para áreas especificas na educação especial de base Vigotskiana, desenvolvendo metodologias para aprendizagem de qualquer aluno. No Brasil optamos pela política de educação especial na perspectiva inclusiva (BRASIL, 2008) e na inclusão de alunos com deficiência nas salas comuns, por dispositivos legais, mas a formação inicial e continuada dos docentes na perspectiva inclusiva é realizada de forma descontinuada.
Palavras chaves: Educação Especial. Missão Cubana. Sergipe.