AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO- ESCOLAR NO CODAP/UFS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Paulo Mateus Silva Vieira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Esta comunicação enfatiza a importância da preservação e difusão do patrimônio histórico escolar nos Colégios de Aplicação das universidades federais do Brasil, com foco no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP/UFS. O objetivo é discutir resultados preliminares de ações de preservação e difusão desenvolvidas no Centro de Pesquisa, documentação e memória do Colégio de Aplicação da UFS – CEMDAP, apontando suas contribuições para a escrita da História da Educação sergipana. O ponto de partida foi o levantamento, na internet ou acervos digitais, de ações de preservação e difusão desenvolvidas no mesmo, bem como a análise de obras referentes ao tema, destacando autores como Le Goff (1990); Mogarro (2005); Viñao (2010); Camargo e Goulart (2015); Conceição (2016). Os dados levantados até o momento mostram que as ações desenvolvidas no CEMDAP vêm contribuindo significativamente para a salvaguarda do patrimônio histórico escolar do CODAP, bem como para o desenvolvimento de trabalhos referentes à História da Educação e para a formação de pesquisadores.

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - Patrimônio histórico educacional, arquivos e acervos