A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO PRISIONAL:

UMA RESSIGNIFICAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • André Henrique Boazejewski Pereira Centro Universitário UNINTER
  • Daiana da Silva Walkiu Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Elaine Oliveira Santos Centro Universitário Internacional UNINTER

Palavras-chave:

Educação Prisional, Pedagogia Histórico-Crítica, Cidadania

Resumo

Este trabalho versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico para a Educação do cárcere, tendo como ponto basilar seus impactos nesse ambiente. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa (SEVERINO, 2016). Assim, conforme o Artigo 205 da Constituição Federal Brasileira de 1988, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, tendo como finalidade o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988). Dessa forma, ela é vista enquanto fator de transformação social e crescimento pessoal, possibilitando diferentes oportunidades à sociedade, que deveriam ser iguais para todos, o que, infelizmente, não ocorre. Nesse sentido, faz-se necessário compreender como a educação se insere no ambiente prisional, analisando sua perspectiva formativa, didático-metodológica, pedagógica e sociocultural (SILVA, 2007; GOMES, 2012; JULIÃO, 2017). Nesse raciocínio, a Pedagogia Histórico-Crítica, enquanto vínculo e mediação entre educação e a prática social (SAVIANI, 2018), possibilita compreender as diferentes dimensões da realidade escolar e suas contradições; a relação entre teoria e prática, de forma coerente, qualitativa e crítica; entre educação e política; a importância da apropriação dos conteúdos escolares e a mudança dos próprios agentes sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, tal proposta ao nortear e dar subsídios aos educadores que atuam no ambiente prisional, articulando seus cinco momentos propostos, promove um amparo educacional mais qualitativo, crítico e que considera suas especificidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana da Silva Walkiu, Centro Universitário Internacional UNINTER

Graduanda no curso de pedagogia membra do grupo de pesquisa Historia Educação Política e Sociedade - GHESP participante do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID.

Elaine Oliveira Santos, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional Uninter, orientadora Profa. PhD. Desiré Luciane Dominschek Lima. Possui especialização em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos certificada pela FATO Faculdades Monteiro Lobato, Porto Alegre - RS (2011-2013), orientadoras: Laucemir Silveira e Saara Maria Silveira Hauber. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba - PR (2004-2008), orientadora: Profa Dra. Maria Sílvia Bacila Winckeler. Participante do Grupo de Pesquisa na Escola Superior de Educação da Uninter participa do Grupo de Pesquisa - EAD, Presencial e Híbrido: vários cenários de docência, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas coordenado pela profa. Drª Dinamara Pereira Machado no Projeto: Vozes da Pedagogia e a formação docente: transitando entre teoria e a prática nas articulações entre EAD, Semipresencial e presencial, coordenadora profa. Drª Gisele do Rocio Cordeiro. Atualmente é Professora de Educação Superior na Escola Superior de Educação nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Psicopedagogia, Segunda Licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica em Pedagogia, nas modalidades Presencial, Semipresencial e EAD do Centro Universitário Internacional, UNINTER (2019_atual). Tem experiência na educação superior como pedagoga e consultora em disciplina extensionista de Projetos Comunitários na elaboração e aplicação de formação continuada de professores e responsáveis por instituições parceiras ligadas ao terceiro setor, na ministração de aulas preparatórias para desenvolvimento de projetos em diferentes contextos e oficinas de condução de grupos para acadêmicos dos cursos de graduação. Atuou no Ensino Fundamental I como professora regente e em formação de professores e responsáveis por instituições de terceiro setor, educação à distância e educação cristã voltada para formação de líderes e professores voluntários. Áreas de interesse: Educação, Ensino Superior, Pedagogia, Ensino Híbrido, Competências Digitais, Psicopedagogia, Educação Especial, Formação de professores, Formação continuada, Metodologias ativas, Andragogia, Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - Processos educativos e práticas de sociabilidades não escolares