REGRAS DE BEM VIVER

Autores

  • Juselice Alves Alencar

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o sentido de prescrições médicas a respeito da educação feminina em teses escritas e defendidas por médicos da Faculdade de Medicina da Bahia, na segunda metade do século XIX. Para tanto, as fontes manipuladas foram 12 teses médicas do período de 1851 a 1898 identificadas, selecionadas, coletadas e analisadas, do acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz / Memória da Saúde Brasileira/ Faculdade de Medicina da Bahia / UFBA, especialmente aquelas que construíram um discurso em torno da educação das mulheres que resultou em prescrições higiênicas de comportamento, higiene da gravidez e do casamento, amamentação, cuidados com a saúde, para mães e esposas, o artigo discorre sobre as regras prescritas pelos médicos higienistas da Faculdade de Medicina da Bahia, de maneira que o comportamento da mulher se enquadra dentro dos preceitos legais da higiene nos mais variados ambientes sociais frequentados por elas, dialogando com normas rígidas, porém de importância capital para as famílias de melhores poderes econômicos do Brasil imperial. Para compreender os discursos nas teses médicas, utilizo a abordagem historiográfica de Roger Chartier (1990,1991,1992) a respeito das representações. Desta forma, o interesse é o estudo das representações sobre educação feminina nessas teses e da noção de representação para compreender como em cada época se tecem as relações sociais. Como resultado de pesquisa documental, ficou evidenciado que a inserção dos médicos no ambiente das famílias da segunda metade do século XIX, no Brasil, passou a ter um papel de fundamental importância na modificação dos hábitos da sociedade e de interventores nos problemas de ordem social, agindo como construtores de uma nova nação pensada cientificamente, e, portanto, passiva dos preceitos e das normas médicas. Gondra (2004, p. 49) diz que “a medicina buscou, no século XIX, ocupar um lugar central no seio da sociedade, com vistas a projetar seus princípios e métodos”. Passa, desta forma, a exercer um papel social, transformando-se em vigilante do comportamento de toda a sociedade e com foco na vida privada das mulheres.

 

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - História da Educação feminina no espaço ibero-americano