DISCURSOS DE NACIONALIZAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA (1927)

Autores

  • Tibério Storch de Souza UDESC

Resumo

O presente artigo foi criado a partir dos resultados obtidos na pesquisa realizada durante o Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de Bacharel em História. Esta pesquisa perpassa os prismas da História da Educação e da História Política em Santa Catarina e busca contribuir com as discussões acerca do envolvimento de intelectuais, educadores e políticos na promoção e debate acerca das políticas de nacionalização do ensino no estado durante a Primeira República, com foco direcionado em analisar as teses e discursos registrados nos Anais da 1ª Conferência Estadual de Ensino Primário de 1927. Este documento está disponível em formato digital no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, ele é formado por teses, pareceres e os debates de diferentes intelectuais que foram primordiais para pensar a educação no Estado. O evento ocorreu em Florianópolis e teve seis dias de programação, de 31 de julho a 5 de agosto de 1927, do mesmo participaram professores, intelectuais renomados, políticos, diretores e inspetores de ensino, que se reuniram com intuito de discutir os principais problemas que afetavam a educação primária em Santa Catarina. Ao todo foram submetidas 51 teses para serem apresentadas no evento, estas estão divididas em quatorze eixos temáticos pré-definidos. Nesse sentido, foram escolhidas quatro teses para serem abordadas neste artigo, duas do eixo temático “Nacionalização e Ensino” e duas do eixo “Inspeção Escolar”, destaco que abordarei a nacionalização do ensino em duas frentes, sendo a primeira os discursos propriamente ditos que versam sobre o nacionalismo e seu papel no ensino e, também através de seu viés fiscalizador e sua principal ferramenta, a inspeção escolar. Para efetuar a operação historiográfica de historicizar o presente objeto de pesquisa utilizei como ferramentas teóricas os estudos de Serge Berstein (2009) acerca do conceito de cultura política, além das contribuições de Jean-François Sirinelli (1998) e Ângela de Castro Gomes para entendimento dos sujeitos presentes na Conferência dentro do conceito de intelectual. As propostas e projetos educacionais arquitetados pelo restrito grupo de intelectuais e políticos participantes da 1ª Conferência Estadual de Ensino Primário se consolidaram ao redor da afirmação da identidade brasileira mediante, principalmente, as instituições de ensino primário. Nesse sentido, foi possível perceber como Santa Catarina colaborou para o processo de formação e reafirmação dessa identidade brasileira, fazendo parte do cenário de políticas executadas numa esfera maior, a nacional.

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - Intelectuais e projetos educacionais