A ESCOLA NORMAL DE FEIRA DE SANTANA – BA E A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Autores

  • Letícia Cavalcante Lima Silva Uneb

Palavras-chave:

Escola Normal; Feminização do Magistério; Mulheres

Resumo

O presente trabalho faz uma breve explanação sobre a Escola Normal de Feira de Santana – Ba, no intuito de observar como esta ao oferecer formação docente para homens e mulheres contribuiu no processo de feminização do magistério. Criada no início do século XX, em 1925 com o objetivo de formar professores para atuar no sertão baiano, a instituição apesar de atender ambos os sexos, com o passar do tempo passou a ser uma escola de frequência majoritariamente feminina. Considerando-se que os papéis de esposa e mãe eram prioridade na vida das mulheres do início do século, a formação docente desenvolvida na escola contribuiu através do currículo para a consolidação desses papéis, favorecendo ainda a promoção da escolarização feminina e, inserção da mulher na docência, culminando na feminização do magistério. Trata-se de um trabalho qualitativo, parte da pesquisa em andamento no Mestrado, que investiga a feminização do magistério, ocorrido no início do século XX, através de um inventário documental utilizando pesquisas de pós-graduação, livros e artigos sobre a temática. Tem como suporte bibliográfico: Almeida (1998; 2011); Anjos (2018); Lima (2006); Sousa e Cruz (orgs.) (2012) e Sousa (2011), entre outros.

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - Formação de professores e trabalho docente