A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO:

UM OLHAR SOBRE AS TESES DE CONCURSOS DO COLÉGIO PEDRO II (1921-1939)

Autores

  • Paloma Rezende de Oliveira Unirio
  • Maria Raquel Rihel de Carvalho Unirio
  • Matheus Gonçalves de Souza Unirio

Palavras-chave:

Mulheres, Colégio Pedro II, ensino secundário

Resumo

Os estudos sobre o percurso profissional das mulheres que ingressaram no corpo docente do ensino secundário do Colégio Pedro II, em meados dos anos de 1930, indicaram a existência de uma hierarquia entre os professores, bem como categorias distintas. Enquanto os professores catedráticos, com estabilidade, tinham exclusividade na composição da Congregação, sendo responsáveis pela definição dos programas de ensino e pela seleção dos docentes que constituiriam as cátedras de ensino os professores suplementares assumiam as turmas divididas em decorrência do elevado número de alunos, ficando sobre a supervisão do professor catedrático. As mulheres, após quase uma década de ensino exclusivamente masculino, ingressaram no corpo docente como suplementares das cadeiras referente às matérias de ciências e línguas modernas (aritmética, química, francês, língua portuguesa). Os professores que compunham esta Congregação eram também responsáveis pela produção intelectual tanto dos materiais didáticos, quanto de ideias pedagógicas propagadas na imprensa, constituindo os campos de conhecimento referentes ao ensino secundário. E uma vez que a instituição de ensino secundário era oficial, várias instituições pelo país adotavam suas obras como referência. Diante de tal constatação, é preciso lembrar que as mulheres, mesmo após ingressarem na instituição como docentes, não participavam como membros desta Congregação, com isso, buscamos neste estudo perceber quais estratégias elas utilizavam e quais as contribuições elas deram à produção de conhecimento no e pelo magistério secundário, apesar das restrições. Nesse sentido, buscamos por meio de pesquisa documental e que utiliza o gênero como categoria relacional, estabelecer possíveis aproximações dos percursos profissionais destas professoras com a nova acepção de “intelectual” trazida por Gomes e Hansen (2016), que se diferencia da perspectiva tradicional da história política. Nesse sentido, buscou-se perceber as possíveis articulações entre estas professoras e os demais sujeitos que compõem o programa institucional do Colégio Pedro II em movimentos intelectuais, artísticos e culturais, cujas produções tinham circulação local nacional ou internacional viabilizada pela prática editorial da tradução, constatar se houveram práticas diferenciadas e contrastantes de apropriação local destes modelos pedagógicos que se buscava inculcar de maneira homogênea nos sujeitos e na formação dos professores, e ainda analisar as teses produzidas pelos professores, a fim de identificar a participação feminina na construção de campos de conhecimento no ensino secundário.

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Biografia do Autor

Maria Raquel Rihel de Carvalho, Unirio

Graduanda do Curso de Pedagogia Unirio e bolsista IC Unirio

Matheus Gonçalves de Souza, Unirio

Graduação em História. Graduando do curso de Pedagogia da Unirio. Bolsista IC Unirio.

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - História da Educação feminina no espaço ibero-americano