COMO AS MATEMÁTICAS SÃO APRESENTADAS NA OBRA VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR, DE LUÍS ANTÓNIO VERNEY

Autores

  • Márcio Ponciano dos Santos
  • Senhor Luiz Eduardo Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Matemáticas, História da Educação, Verdadeiro Método de Estudar

Resumo

A obra Verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney, publicada em 1746, apresenta uma coletânea de cartas, escritas pelo R. P. (conhecido como Barbadinho) da congregação da Itália ao R. P. doutor da Universidade de Coimbra. Ela foi organizada em dois tomos: primeiro e segundo. Logo na capa, tem-se explícito que os métodos ali expostos devem ser úteis à república e à igreja com o objetivo de proporcionar indicações que sejam adequadas ao estilo e à necessidade de Portugal. As cartas, composição da obra, foram publicadas na cidade de Valença (Portugal) no ano de 1746. Nesse período, a igreja católica era a maior influência nos tratados educacionais. Com a ascensão do reinado de D. José I e a nomeação de Sebastião José de Carvalho e Melo ao cargo de administrador do reino, que, mais à frente, passará a ser conhecido como Marquês de Pombal, e das ações em prol do movimento iluminista, fica cada vez mais nítida a necessidade de mudanças na conjuntura econômica, social, educacional, mais especificamente no ensino de letras (gramática) e do contar (matemática), no século XVIII, em Portugal e no Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar na obra Verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney (1713-1792), como as matemáticas são abordadas e as indicações apontadas para seu estudo em um período de ascendência iluminista em Portugal. A pesquisa valeu-se da leitura investigativa dos tomos primeiro e segundo do Verdadeiro método de estudar, sendo identificado que, das 16 cartas que compõem a obra, as Cartas IX e X foram as que apontam com maior frequência aspectos de como as matemáticas devem ser utilizadas para compor o novo cenário descrito para o estudo de filosofia, física e lógica, conforme as necessidades e as mudanças que o movimento iluminista estava inserindo no cenário da época, especificamente na educação. Como forma de respaldo, articulam-se argumentos de autoridades de renome na história da educação, como Maxwell (1996), Franco e Fiolhaes (2018), Valente (2020), Oliveira (2022) e Santos e Costa (2022). Por meio da investigação das duas cartas, constatou-se que uma das áreas que tem seu alicerce nas matemáticas é o estudo de física, que não pode se dar sem articulação com os conhecimentos matemáticos. Percebeu-se, também, que o formato do curso de filosofia estava ancorado em bases matemáticas: aritmética, geometria e álgebra. Assim, as indicações do Verdadeiro método de estudar deixam evidente que as matemáticas são princípios basilares para o estudo dos cursos de filosofia, física e lógica, além de outras áreas que têm a necessidade de entendimentos matemáticos para alicerçar seus conhecimentos.

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Biografia do Autor

Senhor Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade. Docente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (DLES/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (PPGED/UFS).

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Publicado

2023-08-17

Edição

Seção

EIXO TEMÁTICO - História da educação no período colonial