IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE MEDICINA EM RELAÇÃO AS ARBOVIROSES DO TIPO DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA E INFECÇÃO POR SARS-COV2/COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

arbovírus, chikungunya, covid-19, medicina, zika vírus

Resumen

Introdução: A doença coronavírus 2019 (COVID-19), originada pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), foi declarada como pandemia em março de 2020, evidenciando impacto negativo na saúde da população mundial. O Brasil é o terceiro país mais afetado, depois dos Estados Unidos e da Índia, constatando mais de 55% dos números de casos de COVID-19 notificados na América Latina. Simultaneamente à pandemia, ocorrem epidemias causadas por arbovírus como dengue, chikungunya e zika vírus e, devido à semelhança entre os sintomas dessas patologias, o diagnóstico é um desafio pois, quando incorreto, pode atrasar o tratamento e resultar em aumento da disseminação da doença e mau prognóstico. A atenção primária à saúde (APS), porta de entrada para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), deve contar com profissionais bem treinados para lidar com doenças concomitantes de manifestações semelhantes, a fim de minimizar impactos devastadores na saúde pública. Objetivo: Identificar o nível do conhecimento do graduando de medicina em relação às Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, o qual irá identificar o nível do conhecimento do graduando de medicina em relação as Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19. A coleta de dados será realizada por meio da participação dos acadêmicos do último ano do curso de medicina do Centro Universitário Tiradentes- UNIT, que aceitem participar dando seu consentimento por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados será realizada de forma remota, na qual os acadêmicos responderão um questionário online. Resultados esperados: Espera-se que o graduando em medicina esteja apto para distinguir Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19, considerando o diagnóstico clínico-epidemiológico. Além disso, esta pesquisa poderá trazer benefícios aos participantes que concluírem as etapas propostas na ficha de coleta de dados, uma vez que as questões trabalhadas poderão auxiliá-los para um melhor entendimento do manejo clínico de modo a qualificar suas ações, tornando-os eficientes e eficazes frente ao atendimento à população. Conclusão: As epidemias sempre estiveram presentes na história da coletividade humana. A detecção precoce e a atenção médica nos pacientes com COVID-19 e arboviroses são fundamentais para reduzir a letalidade por essas doenças. Diante do exposto, esta pesquisa poderá contribuir no conhecimento dos graduandos, os quais necessitam de tal saber por estarem próximos a concluírem a formação acadêmica e ingressarem no mercado de trabalho, para que assim possam realizar um atendimento de qualidade tanto na atenção primária quanto na assistência hospitalar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CASTAÑEDA-GÓMEZ, Jorge et al. COVID-19 and its impact on the control of Aedes (Stegomyia) aegypti mosquito and epidemiological surveillance of arbovirus infections. Gaceta medica de Mexico, v. 157. n. 2, p. 187-193, 2021. Disponível em: https://www.gacetamedicademexico.com/frame_esp.php?id=571. Acesso em 26 set., 2021.

RIBEIRO, Victoria Stadler Tasca et al. Arboviral diseases and COVID-19 in Brazil: Concerns regarding climatic, sanitation, and endemic scenario. Journal of medical virology, v. 92. n. 11, p. 2390-2391, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.26079. Acesso em 26 set., 2021.

SILVA, Severino Jefferson Ribeiro da et al. Simultaneous Circulation of DENV, CHIKV, ZIKV and SARS-CoV-2 in Brazil: an Inconvenient Truth. One health (Amsterdam, Netherlands) v. 12, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352771420303062?via%3Dihub. Acesso em: 26 set., 2021.

VICENTE, Creuza Rachel et al. Impact of concurrent epidemics of dengue, chikungunya, zika, and COVID-19. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 54, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/xLBTRGsz8fwzWXf433DMLrJ/?lang=en. Acesso em 26 set., 2021.

Publicado

2021-11-12

Cómo citar

Barros, M. B., & Torres, T. F. (2021). IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE MEDICINA EM RELAÇÃO AS ARBOVIROSES DO TIPO DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA E INFECÇÃO POR SARS-COV2/COVID-19. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15187

Número

Sección

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas