MORBIMORTALIDADE HOSPITALAR DE PACIENTES ACOMETIDOS PELA COVID-19 NA SEGUNDA MACRORREGIÃO DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores/as

  • Carlos Rodrigo dos Santos Centro Universitário Tiradentes - Maceió
  • Gabriela Gomes da Silva Centro Universitário Tiradentes - Maceió
  • Danielle Alice Vieira da Silva Centro Universitário Tiradentes - Maceió
  • Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa Centro Universitário Tiradentes - Maceió

Palabras clave:

Indicadores de Morbimortalidade, Infecções por Coronavírus, Medidas em Epidemiologia.

Resumen

Introdução: Diferentemente da maioria das gripes periódicas, a taxa de mortalidade da COVID-19 tem se mostrado superior (BRASIL, 2020). Diante disso, fica evidente que essa pandemia exigiu mudanças repentinas e urgentes na atenção e cuidado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre essas mudanças, destaca-se a necessidade de monitorar o perfil de morbimortalidade dos pacientes hospitalizados. Isso é justificado pelo fato dos pacientes com COVID-19 possuírem maior taxa de mortalidade quando possuem diagnósticos de agravos crônicos e respiratórios, o que enfatiza a importância de se investigar o perfil dos pacientes admitidos (PEREIRA et al., 2020). Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de morbimortalidade hospitalar por COVID-19 na segunda macrorregião do estado de Alagoas. Metodologia: Trata-se de uma análise transversal retrospectiva com abordagem quantitativa. O estudo teve como base censos diários emitidos pelo hospital regional de Arapiraca e pelo hospital de campanha de Arapiraca, à secretaria municipal de saúde de Arapiraca, sede da segunda macrorregião do estado de Alagoas. A coleta de dados ocorreu no período de maio a dezembro de 2020, utilizando-se somente os meses já coletados. A partir disso, as informações foram tabuladas entre os meses de janeiro a junho de 2021 em uma planilha eletrônica registrando a evolução dos indivíduos, desde a data de entrada até a data de saída das instituições hospitalares. Assim, os dados foram analisados através do software Epi Info™ no período compreendido entre os meses de julho e agosto de 2021, realizando-se estatística descritiva básica para sistematizar os dados. Resultados: O estudo permitiu quantificar o total de 542 indivíduos admitidos nas unidades hospitalares investigadas. A verificação permitiu observar que as principais faixas etárias acometidas foram idosos e adultos com 47,60% e 43,17%, respectivamente. Ademais, no que se refere aos registros por sexo, identificou-se a predominância do sexo masculino com 54,80% dos casos. Além disso, salienta-se inúmeros registros com comorbidades associadas, dentre elas, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) se destaca por ser auto relatada em 40,96% dos indivíduos. A seguir, diabetes, cardiopatias, obesidade, doenças respiratórias, doença renal e câncer são as mais frequentes, nessa respectiva ordem. Os fatores de risco para complicações de comorbidades pré-existentes, a saber, tabagismo e etilismo, são autorreferidos em 5,53% e 1,11% dos casos, na devida ordem. Já a média de dias em permanência hospitalar sugeriu o valor aproximado de 9,96 dias com um período máximo de 183 dias de hospitalização. Por fim, a evolução dos pacientes exibiu a taxa de alta com o valor aproximado de 61,25% dos casos, seguida pela taxa de óbito com 22,14% dos indivíduos. Conclusão: Em face do exposto, foi possível descrever o perfil epidemiológico de morbimortalidade hospitalar por COVID-19 na segunda macrorregião do estado de Alagoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde (Brasil). Plano de contingência nacional para infecção humana pelo novo Coronavírus 2019-nCoV: centro de operações de emergências em saúde pública (COE-nCoV). Brasília, 2020. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/07/plano-contingencia-coronavirus-preliminar.pdf>.

PEREIRA, M. D, COSTA C. F. T, SANTOS, C. K. A, DANTAS, E.H. M. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19). J Health Biol Sci. J; 8(1):1-8.2020.

Publicado

2021-10-21

Cómo citar

Rodrigo dos Santos, C., Gomes da Silva, G., Alice Vieira da Silva, D., & Leite Pacheco Lisbôa, G. (2021). MORBIMORTALIDADE HOSPITALAR DE PACIENTES ACOMETIDOS PELA COVID-19 NA SEGUNDA MACRORREGIÃO DO ESTADO DE ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/14999

Número

Sección

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas