A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Emanuelle Carvalho da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Thaina de Paula Soares Mendonça Centro Universitário Tiradentes
  • Ana Cassia Fonseca de Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Sabrina Gomes de Oliveira Centro Universitário TIradentes

Palabras clave:

monitoria, ensino, experiência,

Resumen

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante-monitor como uma forma de aproximar o  mesmo da prática docência. O monitor e o aluno têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando fragilidades inerentes a uma área de conhecimento. Favorece a integração entre teoria e prática, criando um espaço fértil para os questionamentos e para a revisão de conteúdo, técnicas e procedimentos, como também promove aos monitores a oportunidade de desenvolverem novas metodologias de ensino, promovendo atividades acadêmicas, teóricas e práticas, sob a orientação do docente. Desta forma, a monitoria de Histologia e Embriologia tem como principal objetivo melhorar o aprendizado dos discentes, visto que este conteúdo programático tem um caráter interdisciplinar, relacionando-se com bioquímica, biologia celular, fisiologia, patologia e farmacologia. OBJETIVOS: Relatar a experiência de duas discentes monitoras da disciplina de Histologia e Embriologia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de duas discentes como monitoras da disciplina de Histologia e Embriologia. A experiência ocorreu no Centro Universitário Tiradentes (UNIT), na cidade de Maceió/AL do 1º ao 2º semestre de 2019. Coube as discentes acompanharem as atividades em sala de aula e em laboratório, preparar materiais didáticos a serem utilizados como instrumento metodológico e estar ao lado dos alunos para esclarecer dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos e práticos oferecidos na disciplina, de modo a facilitar o processo ensino-aprendizagem. RESULTADOS: Esta experiência se mostrou como uma forte estratégia para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem das discentes, reforçando a busca por conhecimentos e práticas, aprimorando o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Enquanto monitoras, tiveram a oportunidade de presenciar as responsabilidades enfrentadas pelos docentes e de desenvolver suas habilidades didáticas pela transferência do conhecimento monitor – aluno. Durante as aulas auxiliaram na visualização de lâminas histológicas, esclareceram dúvidas, elaboraram roteiros com imagens e identificações para assegurar melhor fixação dos conteúdos e, consequentemente, melhor desempenho dos estudantes na disciplina. Além disso, foi desenvolvida uma relação de confiança entre monitor e docente na perspectiva de que o monitor contribuiu com este docente na condução das atividades teóricas e práticas.  CONCLUSÃO: Portanto, a experiência obtida na monitoria proporcionou um importante legado e uma série de contribuições que serão válidas na trajetória acadêmica, não só no aspecto pessoal, mas também profissional das discentes. As trocas de experiências e conhecimentos formaram vínculos, aproximando alunos, professores e monitores, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que, as dificuldades compartilhadas e os desafios que surgiram, exerceram um papel fundamental, servindo de incentivo para novas experiências tanto dentro como fora da sala de aula.

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Citas

Referências/references:

Haag, G. S., Kolling, V., Silva, E., Melo, S. C. B., & Pinheiro, M. (2008). Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 61(2), 215-220.

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Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1), 133-153.

Publicado

2020-08-10

Cómo citar

Silva, E. C. da, Mendonça, T. de P. S., Lima, A. C. F. de, & Oliveira, S. G. de. (2020). A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/12066

Número

Sección

Ciências da Saúde e Biológicas