ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BAIRRO DE IPIOCA

Authors

  • Pietra Padilha Rebelo Marques de Oliveira Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Thayná de Lima Tenório Cavalcante Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Camila Umbelino de França Tozzi Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Virgínia Alana Santos Sarmento Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Cindy Caroline Campos Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Patrícia Monteiro Vasco de Almeida Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Keywords:

Prevenção, Promoção de Saúde, Autocuidado.

Abstract

Introdução: A educação e a saúde estão intimamente estruturadas de forma a complementar o trabalho da Estratégia de Saúde da Família, visto que suas ações interferem direta e positivamente no viés da promoção e prevenção da saúde, além de estimular o autocuidado dos usuários. Nesse contexto, diante do atual cenário da saúde pública brasileira, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) atuam como protagonistas no adoecimento da população, inclusive entre crianças e adolescentes. Sendo assim, a educação em saúde é um processo primordial para se aplicar em tal realidade e prevenir o desenvolvimento dessas comorbidades no futuro e para isso é necessária a prevenção voltada para eles. Objetivo: Sensibilizar as crianças e adolescentes sobre as doenças crônicas DM e HAS, a fim de promover e prevenir esses problemas de saúde pública, a partir da necessidade e déficit de conhecimento desse público. Métodos: Relato de experiência baseado em uma revisão bibliográfica para formular a atividade de educação em saúde realizada na Escola Estadual Raul Lima, em Ipioca. Resultados: Foram realizadas algumas dinâmicas e atividades com propósito de estimular o conhecimento sobre quantidade de açúcar e sal nos alimentos, bem como associadas com a prática dos exercícios físicos como êxito na prevenção dessas doenças. Diante das atividades, percebeu-se que as crianças se tornaram mais atentas à quantidade de açúcar nos alimentos, bem como se mostraram sensibilizadas a uma alimentação mais saudável. Além disso, tiveram a oportunidade de compartilhar e adquirir conhecimentos acerca das doenças discutidas. Também foi observada grande acessibilidade à prática de exercícios físicos quando foram estimuladas, promovendo aprimoramento e desenvolvimento dos adolescentes, diminuindo, então, os riscos de futuras doenças. Além disso, quando realizado o momento de beleza com algumas estudantes, obteve-se como resultado uma elevação da autoestima, mostraram-se mais estimuladas a cuidar da própria saúde e bem estar. Conclusão: Todos participaram e interagiram de maneira significativa já que se mostraram sensibilizados e acessíveis. Todavia, esse momento foi visto apenas como um passo inicial no objetivo, uma vez que se almeja ainda pela realização de futuras ações de prevenção e promoção da saúde, estabelecendo uma mudança concreta na comunidade. Assim, ações em saúde voltadas para crianças e adolescentes são de grande eficácia, uma vez que estes não possuem a mesma resistência da maioria dos adultos frente às propostas apresentadas. Por isso, há necessidade de uma equipe multidisciplinar aliada às escolas e aos familiares para que as ações tenham êxito e a Atenção Primária da Saúde preconizada pelo Sistema Único de Saúde(SUS) seja eficiente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pietra Padilha Rebelo Marques de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Thayná de Lima Tenório Cavalcante, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Camila Umbelino de França Tozzi, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Virgínia Alana Santos Sarmento, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Cindy Caroline Campos, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Patrícia Monteiro Vasco de Almeida, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Professora e orientadora deste trabalho

References

FERNANDES, Maria Clara Porto; BACKES, Vânia Marli Schubert. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev. bras. enferm, v. 63, n. 4, p. 567-573, 2010.

MILECH, Adolfo et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n. 36. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes mellitus, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n. 37. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Hipertensão Arterial Sistêmica, 2013.

Published

2020-08-13

How to Cite

Oliveira, P. P. R. M. de, Cavalcante, T. de L. T., Tozzi, C. U. de F., Sarmento, V. A. S., Campos, C. C., & Almeida, P. M. V. de. (2020). ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BAIRRO DE IPIOCA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8370

Issue

Section

Ciências da Saúde e Biológicas