Risco de cardiovasculares em adolescentes

Authors

Keywords:

risco cardiovasculares, adolescentes

Abstract

RESUMO: Introdução: O ministério da saúde elaborou um plano com o apoio de instituições de pesquisa e ensino, diversos ministérios e associações de saúde, para enfrentar e deter, em até dez anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT´s), entre as quais: acidente vascular cerebral, infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas (BRASIL, 2011).  Sendo consideradas um dos maiores problemas globais de saúde pública da atualidade, ameaçam a qualidade de vida e capacidade laboral dos indivíduos, acarreta em gastos substanciais em saúde para o sujeito e sociedade, e ainda, afetam o desenvolvimento da nação (WHO, 2018). A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PENSE (2015), feita com escolares de 13 a 15 anos e 16 a 17 anos de regiões urbanas e rurais do país, observou-se a presença de vários fatores de risco para doenças cardiovascular entre os adolescentes, destacando os fatores dietéticos, antropométricos, familiares e metabólicos. Objetivo: Avaliar os riscos cardiovasculares em adolescentes . Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, analítico com abordagem quantitativa, onde se avaliou fatores de riscos cardiovasculares em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos, de ambos os sexos e com histórico familiar de Doenças Cardiovasculares, obesidade ou excesso de peso. Foram investigados e coletados na pesquisa dados clínicos, antropométricos e estilo de vida e condições sociodemográficas. Resultados: Foram avaliados 30 adolescentes da Grota São Rafael. Dentre dos participantes da pesquisa a maioria foi do sexo masculino( 56,6%; n=17), e a faixa etária com maior prevalencia foi de 11 a 13 anos.  Analisando o histórico de problemas ou doenças cardiovasculares na família respondido pelos participantes, podemos analisar que  33,3% (n=10) apresentam problemas cardiovasculares e que 66,67% (n=20%) não apresentam.Em relação ao exames lipídicos, constatamos que a maioria dos respondentes não possuem ou nunca realizaram nos últimos 6 meses ou não tem conhecimento do exame (n=29; 96,67%) e apenas um tinha realizado no último ano (n=1, 3, 33%). Analisando alguns hábitos dos participantes sobre bebidas alcoólicas e tabagistas, a maioria não bebem e nem fumam, mas 13,3% (n=4)  bebem em ocasiões especiais, mais especificamente em festas de fim de ano. Realizada a avaliação do índice de massa corporal (IMC) por idade, obteve-se o resultado na maioria oscilando entre eutrofia e magreza e  10,52% com  obesidade. Conclusão: Pode-se observar possíveis fatores associados às doenças cardiovasculares nos adolescentes,  havendo a necessidade do cuidado individual para manutenção da saúde e qualidade de vida

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

GOUVEA, E.C.D.P; BARROS F.C.R; NETO P.F.V; SANTOS, R.O; STOPA, S.R, TIERLING V.L et al. Mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. Bol Epidemiol [Internet]. 2019 set [27 set 2019]; 50(n.esp.): 99-101. (Número especial: Vigilância em Saúde no Brasil 2003|2009: da criação da Secretaria de Vigilância em Saúde aos dias atuais). Disponível em: <http://www.saude.gov.br/ boletins-epidemiologicos>. Acesso em: 07 de jul. 2020.

SCHMIDT, Maria Inês et al. Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges. The Lancet, v. 377, n. 9781, p. 1949-1961, 2011.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Growing up unequal: Gender and socioeconomic differences in young people's health and well-being. 2016. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/326320>. Acesso em: 07 de jul. 2020.

Published

2021-11-12

How to Cite

correia dos santos, joao gabriel. (2021). Risco de cardiovasculares em adolescentes. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15230

Issue

Section

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas