DIGNIDADE HUMANA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO PRESO NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES À ODS 16

Authors

  • Amanda Lourenço da Silva Santos Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.
  • Hanna Haviva Vasconcelos Barbosa Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.
  • Viviane Kelly Galvão Centro Universitário Tiradentes, Unit-AL

Keywords:

Direitos Humanos, Execução Penal, Saúde Pública.

Abstract

O isolamento social necessário para manutenção de saúde pública ao decorrer do ano de 2020 ensejou diversas considerações e, de forma específica, a discussão sobre a real efetividade de direitos. Em definição, Canotilho menciona que os direitos fundamentais têm uma função democrática, dado que o exercício democrático do poder se materializa pela contribuição de todos os cidadãos para o seu exercício, implicando participação livre assente em importantes garantias para a liberdade desse exercício, envolvendo a abertura do processo político no sentido da criação de direitos sociais, econômicos e culturais, constitutivos de uma democracia, social e cultural (CANOTILHO, 2002, p.110, 243 e 250); adentro essa questão, a lei de execuções penais em seu capítulo II, artigo 11, assegura aos apenados, direito à assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa, que são regras mínimas para o tratamento dos prisioneiros, o que ficou em risco diante do contexto que a sociedade enfrenta atualmente. O Conselho Nacional de Justiça editou a resolução 67 incentivando a adoção de diversas medidas sanitárias, recomendando aos magistrados o desencarceramento da população carcerária que se encontre no grupo de risco, devido ao alto índice de transmissibilidade do vírus. O Departamento Penitenciário Nacional chegou a considerar a adoção de contêineres para alojar custodiados com covid-19 e pertencentes ao grupo de risco, o que foi repudiado por diversos órgãos e entidades, pois seria tendo em vista que, essas estruturas moduladas não proporcionam ventilação adequada, água corrente acessível em tempo integral e nem o distanciamento adequado entre os aprisionados, sendo uma grande afronta ao Estado Democrático. Adentro a essa questão encontram-se os objetivos de desenvolvimento sustentável, proposto pela agenda 2030 da Organização das Nações Unidas; de forma específica o objetivo de número 16 visa à promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, relacionando-se diretamente com a problemática que carrega a dignidade humana do preso e a efetividade de direitos fundamentais durante o lapso pandêmico. Partindo de um estudo metodologicamente estruturado como revisão bibliográfica, este escrito busca estabelecer ligação entre a ODS 16 e sua aplicação ao caso concreto do indivíduo apenado, sendo um tema sensível que descreve a deficiência quando se trata da questão de direitos humanos. Como resultado de discussões advindas do grupo de pesquisa ODIN, vinculado ao CNPQ e Unit/AL, conclui-se que há grande violação de direitos básicos e individuais, não sendo preservado o mínimo de garantias para subsistência humana, necessitando de intervenção através de políticas públicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Lourenço da Silva Santos, Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Hanna Haviva Vasconcelos Barbosa, Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes, UNIT-AL.

Viviane Kelly Galvão, Centro Universitário Tiradentes, Unit-AL

Professora, Doutora, Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Política Públicas (SOTEPP). Centro Universitário Tiradentes (Unit-AL). Líder do ODIN - Observatório de Democracia e Interdisciplinaridade.

References

BRASIL. Lei nº 7.210, DE JULHO DE 1984, LEI DE EXECUÇÃO PENAL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm>. Acesso em 26 set. 2020.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra editora Lda, 2000.

PLATAFORMA 2030. Conheça a agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/sobre/>. Acesso em 26 set. 2020.

REDAÇÃO DO MIGALHAS, Conselho de Política Criminal retorna votação sobre uso de contêineres para presos com covid-19. Publicado 04, mai. 2020. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/quentes/325982/conselho-de-politica-criminal-retoma-votacao-sobre-uso-de-conteineres-para-presos-com-covid-19>. Acesso em 28 de set. 2020.

Published

2020-11-25

How to Cite

Lourenço da Silva Santos, A., Vasconcelos Barbosa, H. H., & Galvão, V. K. (2020). DIGNIDADE HUMANA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO PRESO NA PANDEMIA: IMPLICAÇÕES À ODS 16. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13656

Issue

Section

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas