CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS NO ESTADO DE ALAGOAS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2018.

Authors

  • Anna Caroline Guimarães Gomes
  • Nayara Sandriele Santana de Souza
  • Antonio Fernando Silva Xavier Júnior
  • Mônica Melo Gomes do Nascimento

Keywords:

Alagoas, Cardiopatias Congênitas, Epidemiologia

Abstract

Por definição, a cardiopatia congênita é uma alteração morfológica do coração ou dos grandes vasos localizados na base cardíaca, que compromete significativamente a função do sistema cardiovascular. Desse modo, essa patologia se caracteriza por defeito estrutural na bomba cardíaca ou nas artérias e/ou veias, que prejudica de forma significativa seu funcionamento adequado, o que pode resultar na oxigenação deficiente de vários tecidos e órgãos, diminuindo a qualidade de vida de seus portadores e produzindo várias situações clínicas que variam desde a presença de cianose até o óbito. OBJETIVO: Caracterizar e descrever o perfil epidemiológico dos registros das internações hospitalares do sus e dos óbitos por doenças cardíacas congênitas infantis no estado de Alagoas entre 2009 a 2018, além de mapear os óbitos infantis por doença cardíaca congênita e perceber as ações de saúde desenvolvidas para contornar essa problemática. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal e retrospectivo. Os dados serão coletados no sitio do Departamento de Informática do SUS – DATASUS. O período de análise refere-se ao intervalo de tempo (em anos) de 2009 a 2018.2. As variáveis a serem avaliadas serão: sexo, raça/cor, região de saúde do município de residência, tipo de cardiopatias, presença de outras malformações e óbitos. RESULTADOS: Sabendo que as cardiopatias congênitas são as malformações mais frequentes e a principal causa de morte no primeiro mês de vida, busca-se com a realização desse trabalho identificar o perfil epidemiológico dos portadores de cardiopatias congênitas no estado de Alagoas no período entre 2009 a 2018.2, de modo a oferecer informações que criem condições para melhoria do atendimento cardiológico infantil. Espera-se também, que os resultados encontrados auxiliem na diminuição efetiva da morbidade e mortalidade por causas cardiogênicas em crianças, além de contribuir para a elaboração de estratégias públicas assistenciais para uma melhor qualidade de vida desses indivíduos. CONCLUSÃO: As Cardiopatias congênitas são um grave problema de saúde pediátrica no Brasil e no mundo. Representa cerca de 40% de todas as malformações presentes no país e é a maior causa de óbito em crianças antes dos 30 dias de vida. Diante disso e sabendo da relevância das cardiopatias congênitas como importante fator de mortalidade infantil no Brasil, é fundamental que haja um estudo sobre a incidência e prevalência dessas patologias no contexto dos registros hospitalares de internações no âmbito do Sistema Único de Saúde do estado de Alagoas e do Sistema sobre Mortalidade (SIM), assim como seu impacto nos indicadores de saúde do país.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Cardiopatia congênita. 2017. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/julho/11/21.06_Cardiopatia%20Congenita%20pediatrica.pdf>. Acesso em 26 de abr. 2019.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Aprova o Plano Nacional de Assistência à Criança com Cardiopatia Congênita. Portaria n. 1.727, de 11 de julho de 2017.

BELO, W. A.; OSELAME, G. B.; NEVES, E. B. Perfil clínico-hospitalar de crianças com cardiopatia congênita. Rio de Janeiro, 2016.

BERTOLETTI, J. et al. Qualidade de Vida e Cardiopatia Congênita na Infância e Adolescência. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 102, n. 2, 2014.

BORN, D. Cardiopatia congênita. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo, v. 93, n. 6, dez. 2009.

CAPPELLESSO, V. R.; AGUIAR, A. P. Cardiopatias congênitas em crianças e adolescentes: caracterização clínico-epidemiológica em um hospital infantil de Manaus-AM. O Mundo da Saúde. São Paulo: 2017.

KLIEGMAN, R. et al. NELSON. Tratado de Pediatria. 19ª Edição. Elsevier, 2013.

MOREIRA, M. C. V.; MONTENEGRO, S. T.; PAOLA, Â. A. V. de. Livro-texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2015.

Published

2020-08-10

How to Cite

Guimarães Gomes, A. C., Santana de Souza, N. S., Silva Xavier Júnior, A. F., & Melo Gomes do Nascimento, M. (2020). CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS NO ESTADO DE ALAGOAS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2018. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/11913

Issue

Section

PROBIC E PIBIC