ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BAIRRO DE IPIOCA

Autores

  • Pietra Padilha Rebelo Marques de Oliveira Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Thayná de Lima Tenório Cavalcante Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Camila Umbelino de França Tozzi Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Virgínia Alana Santos Sarmento Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Cindy Caroline Campos Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)
  • Patrícia Monteiro Vasco de Almeida Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Palavras-chave:

Prevenção, Promoção de Saúde, Autocuidado.

Resumo

Introdução: A educação e a saúde estão intimamente estruturadas de forma a complementar o trabalho da Estratégia de Saúde da Família, visto que suas ações interferem direta e positivamente no viés da promoção e prevenção da saúde, além de estimular o autocuidado dos usuários. Nesse contexto, diante do atual cenário da saúde pública brasileira, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) atuam como protagonistas no adoecimento da população, inclusive entre crianças e adolescentes. Sendo assim, a educação em saúde é um processo primordial para se aplicar em tal realidade e prevenir o desenvolvimento dessas comorbidades no futuro e para isso é necessária a prevenção voltada para eles. Objetivo: Sensibilizar as crianças e adolescentes sobre as doenças crônicas DM e HAS, a fim de promover e prevenir esses problemas de saúde pública, a partir da necessidade e déficit de conhecimento desse público. Métodos: Relato de experiência baseado em uma revisão bibliográfica para formular a atividade de educação em saúde realizada na Escola Estadual Raul Lima, em Ipioca. Resultados: Foram realizadas algumas dinâmicas e atividades com propósito de estimular o conhecimento sobre quantidade de açúcar e sal nos alimentos, bem como associadas com a prática dos exercícios físicos como êxito na prevenção dessas doenças. Diante das atividades, percebeu-se que as crianças se tornaram mais atentas à quantidade de açúcar nos alimentos, bem como se mostraram sensibilizadas a uma alimentação mais saudável. Além disso, tiveram a oportunidade de compartilhar e adquirir conhecimentos acerca das doenças discutidas. Também foi observada grande acessibilidade à prática de exercícios físicos quando foram estimuladas, promovendo aprimoramento e desenvolvimento dos adolescentes, diminuindo, então, os riscos de futuras doenças. Além disso, quando realizado o momento de beleza com algumas estudantes, obteve-se como resultado uma elevação da autoestima, mostraram-se mais estimuladas a cuidar da própria saúde e bem estar. Conclusão: Todos participaram e interagiram de maneira significativa já que se mostraram sensibilizados e acessíveis. Todavia, esse momento foi visto apenas como um passo inicial no objetivo, uma vez que se almeja ainda pela realização de futuras ações de prevenção e promoção da saúde, estabelecendo uma mudança concreta na comunidade. Assim, ações em saúde voltadas para crianças e adolescentes são de grande eficácia, uma vez que estes não possuem a mesma resistência da maioria dos adultos frente às propostas apresentadas. Por isso, há necessidade de uma equipe multidisciplinar aliada às escolas e aos familiares para que as ações tenham êxito e a Atenção Primária da Saúde preconizada pelo Sistema Único de Saúde(SUS) seja eficiente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietra Padilha Rebelo Marques de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Thayná de Lima Tenório Cavalcante, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Camila Umbelino de França Tozzi, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Virgínia Alana Santos Sarmento, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Cindy Caroline Campos, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Aluna do curso de Medicina

Patrícia Monteiro Vasco de Almeida, Centro Universitário Tiradentes (UNIT / AL)

Professora e orientadora deste trabalho

Referências

FERNANDES, Maria Clara Porto; BACKES, Vânia Marli Schubert. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev. bras. enferm, v. 63, n. 4, p. 567-573, 2010.

MILECH, Adolfo et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n. 36. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes mellitus, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica n. 37. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Hipertensão Arterial Sistêmica, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Oliveira, P. P. R. M. de, Cavalcante, T. de L. T., Tozzi, C. U. de F., Sarmento, V. A. S., Campos, C. C., & Almeida, P. M. V. de. (2020). ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BAIRRO DE IPIOCA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8370

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas