Risco de cardiovasculares em adolescentes

Autores

Palavras-chave:

risco cardiovasculares, adolescentes

Resumo

RESUMO: Introdução: O ministério da saúde elaborou um plano com o apoio de instituições de pesquisa e ensino, diversos ministérios e associações de saúde, para enfrentar e deter, em até dez anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT´s), entre as quais: acidente vascular cerebral, infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas (BRASIL, 2011).  Sendo consideradas um dos maiores problemas globais de saúde pública da atualidade, ameaçam a qualidade de vida e capacidade laboral dos indivíduos, acarreta em gastos substanciais em saúde para o sujeito e sociedade, e ainda, afetam o desenvolvimento da nação (WHO, 2018). A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PENSE (2015), feita com escolares de 13 a 15 anos e 16 a 17 anos de regiões urbanas e rurais do país, observou-se a presença de vários fatores de risco para doenças cardiovascular entre os adolescentes, destacando os fatores dietéticos, antropométricos, familiares e metabólicos. Objetivo: Avaliar os riscos cardiovasculares em adolescentes . Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, analítico com abordagem quantitativa, onde se avaliou fatores de riscos cardiovasculares em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos, de ambos os sexos e com histórico familiar de Doenças Cardiovasculares, obesidade ou excesso de peso. Foram investigados e coletados na pesquisa dados clínicos, antropométricos e estilo de vida e condições sociodemográficas. Resultados: Foram avaliados 30 adolescentes da Grota São Rafael. Dentre dos participantes da pesquisa a maioria foi do sexo masculino( 56,6%; n=17), e a faixa etária com maior prevalencia foi de 11 a 13 anos.  Analisando o histórico de problemas ou doenças cardiovasculares na família respondido pelos participantes, podemos analisar que  33,3% (n=10) apresentam problemas cardiovasculares e que 66,67% (n=20%) não apresentam.Em relação ao exames lipídicos, constatamos que a maioria dos respondentes não possuem ou nunca realizaram nos últimos 6 meses ou não tem conhecimento do exame (n=29; 96,67%) e apenas um tinha realizado no último ano (n=1, 3, 33%). Analisando alguns hábitos dos participantes sobre bebidas alcoólicas e tabagistas, a maioria não bebem e nem fumam, mas 13,3% (n=4)  bebem em ocasiões especiais, mais especificamente em festas de fim de ano. Realizada a avaliação do índice de massa corporal (IMC) por idade, obteve-se o resultado na maioria oscilando entre eutrofia e magreza e  10,52% com  obesidade. Conclusão: Pode-se observar possíveis fatores associados às doenças cardiovasculares nos adolescentes,  havendo a necessidade do cuidado individual para manutenção da saúde e qualidade de vida

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

GOUVEA, E.C.D.P; BARROS F.C.R; NETO P.F.V; SANTOS, R.O; STOPA, S.R, TIERLING V.L et al. Mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. Bol Epidemiol [Internet]. 2019 set [27 set 2019]; 50(n.esp.): 99-101. (Número especial: Vigilância em Saúde no Brasil 2003|2009: da criação da Secretaria de Vigilância em Saúde aos dias atuais). Disponível em: <http://www.saude.gov.br/ boletins-epidemiologicos>. Acesso em: 07 de jul. 2020.

SCHMIDT, Maria Inês et al. Chronic non-communicable diseases in Brazil: burden and current challenges. The Lancet, v. 377, n. 9781, p. 1949-1961, 2011.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Growing up unequal: Gender and socioeconomic differences in young people's health and well-being. 2016. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/handle/10665/326320>. Acesso em: 07 de jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

correia dos santos, joao gabriel. (2021). Risco de cardiovasculares em adolescentes. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15230

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas