IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE MEDICINA EM RELAÇÃO AS ARBOVIROSES DO TIPO DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA E INFECÇÃO POR SARS-COV2/COVID-19
Palavras-chave:
arbovírus, chikungunya, covid-19, medicina, zika vírusResumo
Introdução: A doença coronavírus 2019 (COVID-19), originada pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), foi declarada como pandemia em março de 2020, evidenciando impacto negativo na saúde da população mundial. O Brasil é o terceiro país mais afetado, depois dos Estados Unidos e da Índia, constatando mais de 55% dos números de casos de COVID-19 notificados na América Latina. Simultaneamente à pandemia, ocorrem epidemias causadas por arbovírus como dengue, chikungunya e zika vírus e, devido à semelhança entre os sintomas dessas patologias, o diagnóstico é um desafio pois, quando incorreto, pode atrasar o tratamento e resultar em aumento da disseminação da doença e mau prognóstico. A atenção primária à saúde (APS), porta de entrada para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), deve contar com profissionais bem treinados para lidar com doenças concomitantes de manifestações semelhantes, a fim de minimizar impactos devastadores na saúde pública. Objetivo: Identificar o nível do conhecimento do graduando de medicina em relação às Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, o qual irá identificar o nível do conhecimento do graduando de medicina em relação as Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19. A coleta de dados será realizada por meio da participação dos acadêmicos do último ano do curso de medicina do Centro Universitário Tiradentes- UNIT, que aceitem participar dando seu consentimento por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados será realizada de forma remota, na qual os acadêmicos responderão um questionário online. Resultados esperados: Espera-se que o graduando em medicina esteja apto para distinguir Arboviroses do tipo Dengue, Zika e Chikungunya e infecção por SARS-CoV2/COVID-19, considerando o diagnóstico clínico-epidemiológico. Além disso, esta pesquisa poderá trazer benefícios aos participantes que concluírem as etapas propostas na ficha de coleta de dados, uma vez que as questões trabalhadas poderão auxiliá-los para um melhor entendimento do manejo clínico de modo a qualificar suas ações, tornando-os eficientes e eficazes frente ao atendimento à população. Conclusão: As epidemias sempre estiveram presentes na história da coletividade humana. A detecção precoce e a atenção médica nos pacientes com COVID-19 e arboviroses são fundamentais para reduzir a letalidade por essas doenças. Diante do exposto, esta pesquisa poderá contribuir no conhecimento dos graduandos, os quais necessitam de tal saber por estarem próximos a concluírem a formação acadêmica e ingressarem no mercado de trabalho, para que assim possam realizar um atendimento de qualidade tanto na atenção primária quanto na assistência hospitalar.Downloads
Referências
CASTAÑEDA-GÓMEZ, Jorge et al. COVID-19 and its impact on the control of Aedes (Stegomyia) aegypti mosquito and epidemiological surveillance of arbovirus infections. Gaceta medica de Mexico, v. 157. n. 2, p. 187-193, 2021. Disponível em: https://www.gacetamedicademexico.com/frame_esp.php?id=571. Acesso em 26 set., 2021.
RIBEIRO, Victoria Stadler Tasca et al. Arboviral diseases and COVID-19 in Brazil: Concerns regarding climatic, sanitation, and endemic scenario. Journal of medical virology, v. 92. n. 11, p. 2390-2391, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.26079. Acesso em 26 set., 2021.
SILVA, Severino Jefferson Ribeiro da et al. Simultaneous Circulation of DENV, CHIKV, ZIKV and SARS-CoV-2 in Brazil: an Inconvenient Truth. One health (Amsterdam, Netherlands) v. 12, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352771420303062?via%3Dihub. Acesso em: 26 set., 2021.
VICENTE, Creuza Rachel et al. Impact of concurrent epidemics of dengue, chikungunya, zika, and COVID-19. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 54, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/xLBTRGsz8fwzWXf433DMLrJ/?lang=en. Acesso em 26 set., 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 SEMPESq - Semana de Pesquisa da Unit - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.