O CORPO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO EM CONTEXTOS DE SALA DE AULA
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Corpo Tecnológico, Processo de ensino e aprendizagem.Resumo
No cenário atual de constantes transformações, o estreitamento cada vez mais da íntima relação do ser humano com as tecnologias digitais tem evidenciado o surgimento de uma concepção de corpo regido por ações e reações conduzidas pelos efeitos dessas tecnologias. Nessa relação entre corpo e tecnologias, encontram-se estudantes e professores como corpos tecnológicos contemporâneos que detém os meios de informação e comunicação como extensão de sua presença no mundo que lhes alteram as formas e maneiras de perceber, agir e fazer. Este artigo tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais como extensão do corpo em contextos de sala de aula para produção de conhecimentosDownloads
Referências
IBIAPINA, I.M.L.de M. Pesquisa colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília/DF: Liber Livro Editora, 2008.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? 2 ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed; Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem (Understanding Media). 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura tecnológica & o corpo biocibernético. In: LEÃO, Lúcia (org) - Interlab: Labirinto do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Fabesp/Iluminuras, 2002.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.