MINHA ÚLTIMA VONTADE: EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DE UM TESTAMENTO DE UM ESCRAVO ALFORRIADO (APJ, 2084, 02,11)
Palavras-chave:
Crítica Textual, Manuscritos oitocentistas, PHPB/SE, Língua Portuguesa, Testamento.Resumo
A presente proposta está vinculada ao trabalho desenvolvido por parte da equipe de Sergipe, responsável pela constituição do banco de dados diacrônicos, que participa do projeto nacional e interinstitucional intitulado Para a História do Português Brasileiro (PHPB). O PHPB/SE tem como propósito descrever a realidade linguística do português de Sergipe dos últimos três séculos, enquadrando-se na metodologia de trabalho do projeto coletivo, de levantamento de fontes específicas e representativas, oriundas de levantamentos em arquivos históricos. Os corpora do projeto nacional e, consequentemente, dos subprojetos estaduais vinculados a ele, são definidos por Simões; Kewitz (2010) a partir da categorização, denominado no âmbito da pesquisa como corpus comum mínimo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve descrição codicológica bem como os resultados parciais da edição semidiplomática (CAMBRAIA, 2005; SPINA, 1990) de um inventário com testamento, uma das categorias apontadas por Simões; Kewitz (2010), que está localizado no acervo do Arquivo do Poder Judiciário (APJ), na cidade de Aracaju/SE, sob a cota 2084, 02, 11. Trata-se de um inventário de bens deixados por um escravo alforriado chamado Joaquim Queirós, natural da costa da África. As normas de edição que foram utilizadas para a confecção deste trabalho seguiram o padrão adotado pela equipe nacional do PHPB.Downloads
Referências
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MARENGO, Sandro Marcío Drumond Alves; FREITAG, Raquel Meister Ko. Para Uma História Do Português Brasileiro em Sergipe: Organizando as Fontes Manuscritas e suas Edições. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Aracaju, v.1, n.46, p.116-129, 2016.
MARENGO, Sandro Marcío Drumond Alves; CAMBRAIA, César Nardelli. Estudo socioterminológico da variação/mudança em manuscritos militares dos séculos XVIII E XIX. Interdisciplinar-Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão, n. 24, p.203-224, 2016.
SIMÕES, José da Silva; KEWITZ, Verena. Recortes temáticos e mapeamento de Tradições Discursivas no corpus PHPB. In: HORA, Demerval da; SILVA, Camilo Rosa (orgs.). Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas. Vol. VIII. João Pessoa: Ideia/Editora da UFPB, 2010. p.21-28.
SPINA, Segismundo. Introdução à Ecdótica. São Paulo: Ars Poetica/Edusp, 1990.