MINHA ÚLTIMA VONTADE: EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DE UM TESTAMENTO DE UM ESCRAVO ALFORRIADO (APJ, 2084, 02,11)

Autores

Palavras-chave:

Crítica Textual, Manuscritos oitocentistas, PHPB/SE, Língua Portuguesa, Testamento.

Resumo

A presente proposta está vinculada ao trabalho desenvolvido por parte da equipe de Sergipe, responsável pela constituição do banco de dados diacrônicos, que participa do projeto nacional e interinstitucional intitulado Para a História do Português Brasileiro (PHPB). O PHPB/SE tem como propósito descrever a realidade linguística do português de Sergipe dos últimos três séculos, enquadrando-se na metodologia de trabalho do projeto coletivo, de levantamento de fontes específicas e representativas, oriundas de levantamentos em arquivos históricos. Os corpora do projeto nacional e, consequentemente, dos subprojetos estaduais vinculados a ele, são definidos por Simões; Kewitz (2010) a partir da categorização, denominado no âmbito da pesquisa como corpus comum mínimo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve descrição codicológica bem como os resultados parciais da edição semidiplomática (CAMBRAIA, 2005; SPINA, 1990) de um inventário com testamento, uma das categorias apontadas por Simões; Kewitz (2010), que está localizado no acervo do Arquivo do Poder Judiciário (APJ), na cidade de Aracaju/SE, sob a cota 2084, 02, 11. Trata-se de um inventário de bens deixados por um escravo alforriado chamado Joaquim Queirós, natural da costa da África. As normas de edição que foram utilizadas para a confecção deste trabalho seguiram o padrão adotado pela equipe nacional do PHPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Marcío Drumond Alves Marengo, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marta Martins dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Aluna do Curso de Letras Espanhol (UFS). Membro do grupo de pesquisa PHPB/SE.

Referências

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MARENGO, Sandro Marcío Drumond Alves; FREITAG, Raquel Meister Ko. Para Uma História Do Português Brasileiro em Sergipe: Organizando as Fontes Manuscritas e suas Edições. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, Aracaju, v.1, n.46, p.116-129, 2016.

MARENGO, Sandro Marcío Drumond Alves; CAMBRAIA, César Nardelli. Estudo socioterminológico da variação/mudança em manuscritos militares dos séculos XVIII E XIX. Interdisciplinar-Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão, n. 24, p.203-224, 2016.

SIMÕES, José da Silva; KEWITZ, Verena. Recortes temáticos e mapeamento de Tradições Discursivas no corpus PHPB. In: HORA, Demerval da; SILVA, Camilo Rosa (orgs.). Para a História do Português Brasileiro: abordagens e perspectivas. Vol. VIII. João Pessoa: Ideia/Editora da UFPB, 2010. p.21-28.

SPINA, Segismundo. Introdução à Ecdótica. São Paulo: Ars Poetica/Edusp, 1990.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Marengo, S. M. D. A., & Santos, M. M. dos. (2016). MINHA ÚLTIMA VONTADE: EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA DE UM TESTAMENTO DE UM ESCRAVO ALFORRIADO (APJ, 2084, 02,11). V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2703

Edição

Seção

GT1 - Literatura e Cultura