FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO PIBID

Autores

  • Brena Eduarda Micaellen dos Santos Universidade Federal de sergipe
  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade federal de sergipe

Palavras-chave:

formação de professores, materiais didáticos, ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a formação de professores de língua espanhola para o nível de educação básica, ou seja, na formação de professores que vão aturar no ensino formal, contribuindo para que os nossos jovens exerçam conscientemente a sua cidadania. A responsabilidade da universidade pública formadora dos futuros profissionais da educação é grande, pois nem todos os que ingressam nas licenciaturas percebem a grandeza do trabalho do professor. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES), traz essa valorização do magistério apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciatura. Um ponto de partida para a realização profissional é compreender o significado da carreira docente em toda a sua extensão, incluindo, principalmente, o compromisso com sua formação e os reflexos que ela incidirá sobre sua vida pessoal e profissional. Abordaremos temas como o papel do espanhol nas escolas, com um exemplo pratico em sala de aula, a formação dos professores de línguas, o papel do material didático na classe. Defendendo-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente. Teoricamente utilizamos principalmente Paraquett (2009); Mendes (2008) e Vieira- Abrahão (2007) bem como os documentos PCN (2000) e OCEM (2006).

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Biografia do Autor

Brena Eduarda Micaellen dos Santos, Universidade Federal de sergipe

Graduanda do curso de Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Espanhol/UFS. Voluntária no Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão PIBIX/UFS (2014-2015). Membro do grupo de pesquisa: Diálogos Interculturais e Linguísticos (DinterLin).

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade federal de sergipe

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora assistente de língua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras na Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Espanhol/UFS (2014-2016). Pesquisadora no grupo de pesquisa: Diálogos Interculturais e Linguísticos (DinterLin).

Referências

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

dos Santos, B. E. M., & Santos Rosa, A. dos A. (2016). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2685

Edição

Seção

GT2 - Formação e Atuação Docente