FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO PIBID
Palavras-chave:
formação de professores, materiais didáticos, ensino-aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a formação de professores de língua espanhola para o nível de educação básica, ou seja, na formação de professores que vão aturar no ensino formal, contribuindo para que os nossos jovens exerçam conscientemente a sua cidadania. A responsabilidade da universidade pública formadora dos futuros profissionais da educação é grande, pois nem todos os que ingressam nas licenciaturas percebem a grandeza do trabalho do professor. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES), traz essa valorização do magistério apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciatura. Um ponto de partida para a realização profissional é compreender o significado da carreira docente em toda a sua extensão, incluindo, principalmente, o compromisso com sua formação e os reflexos que ela incidirá sobre sua vida pessoal e profissional. Abordaremos temas como o papel do espanhol nas escolas, com um exemplo pratico em sala de aula, a formação dos professores de línguas, o papel do material didático na classe. Defendendo-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente. Teoricamente utilizamos principalmente Paraquett (2009); Mendes (2008) e Vieira- Abrahão (2007) bem como os documentos PCN (2000) e OCEM (2006).Downloads
Referências
BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Elaboração de materiais didáticos para o ensino deespanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. p. 85-118
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998.
__________.Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimento de Línguas Estrangeiras. Vol. 1, Brasília: MEC Secretaria da Educação Básica. 2006. p. 87-124.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MENDES, E. Língua, Cultura e Formação de professores: Por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, E. e CASTRO M. L. S. (orgs) Saberes em português: ensino e formação do docente Campinas: Pontes Editores, 2008. p.57-77
PARAQUETT, M.. Linguística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoameriano. Revista Nebrija de Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 6, p. 01-23, 2009.
VIEIRA-ABAÃO, M. H. A formação inicial do professor de língua estrangeira: parceria entre universidade e escola púbica. In ALVAREZ, M. L. O. e SILVA, K. A. Linguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas, Pontes Editores, 2007.