CONTÍNUOS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Monica dos Santos Azarias Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Formação Docente, Espanhol como Língua Estrangeira, Português como Língua Estrangeira, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho, investigamos como estão sendo desenvolvidos os processos formativos de professores de espanhol no Brasil e de português na Argentina, para identificar quais direções estão sendo seguidas em ambos os países, após o Tratado de Assunção, em 1991. Para tanto, optamos por uma pesquisa exploratória e bibliográfica, que favorece a reunião de informações relativas à formação docente. Os resultados iniciais apontam que não há unidade entre as orientações encontradas em cada país, pois as políticas educacionais estão associadas a interesses econômicos e políticos. Além disso, observamos sugestões acadêmicas que apontam tendências, devidamente justificadas, mas não restringem as opções teórico-práticas. Esse quadro revela que trabalhos comparativos são necessários para que possamos acompanhar quais modelos de formação docente que estão sendo valorizados.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Líder do Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA).

Monica dos Santos Azarias, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda no curso de Letras Português-Espanhol da UFS

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Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Azevedo, I. C. M. de, & Azarias, M. dos S. (2016). CONTÍNUOS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2675

Edição

Seção

GT2 - Formação e Atuação Docente