O PAPEL DO ESPANHOL NAS ESCOLAS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO INTERCULTURAL: EXPERIÊNCIAS PIBID

Autores

  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriela Silva Ribeiro
  • Laís Susane Rocha de Oliveira

Palavras-chave:

Língua Espanhola, Ensino Intercultural, PIBID

Resumo

O presente artigo pretende apresentar, sob a perspectiva do ensino intercultural, experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID no subprojeto Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Partimos do princípio que a língua estrangeira cumpre papel fundamental no currículo escolar que permite ao aluno se aproximar de várias culturas e de participar de um mundo globalizado. Como objetivo geral apresentar algumas contribuições que o espanhol trouxe para as escolas públicas, utilizamos os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias (PCN, 2000), Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de espanhol (OCEM, 2008), Lei 11.161 de 05 de agosto de 2005 e as teorias de interculturalidade defendidas por: Casanova (2005), Paraquett (2009) e Mendes (2004/2008). Por meio de uma metodologia qualitativa unimos a teoria e a prática das experiências obtidas no PIBID, para começarmos a entender que nem tudo funciona como está escrito nos documentos citados acima, porém é possível que os professores da educação básica se envolvam na perspectiva do ensino intercultural para o melhor aprendizado e formação do estudante. Dessa forma, ilustraremos nesse trabalho experiências realizadas em escolas de Aracaju, que buscaram vivenciar com alunos experiências interculturais que os ajudem a exercer o papel de cidadania exigido os documentos. Como resultado apontamos que os alunos participaram e aprenderam bastante, pois as atividades propostas foram motivadoras para o aprendizado dos alunos, por meio da valorização de seus conhecimentos e práticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente de Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras na Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto Letras Espanhol CAPES/UFS. Pesquisadora do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos. Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Gabriela Silva Ribeiro

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID/CAPES) no subprojeto Letras Espanhol entre os anos 2014 e 2016. Participante do grupo de pesquisa: DinterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

Laís Susane Rocha de Oliveira

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID/CAPES) no subprojeto Letras Espanhol entre os anos 2014 e 2016. Participante do grupo de pesquisa: DinterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Rosa, A. dos A. S., Ribeiro, G. S., & de Oliveira, L. S. R. (2016). O PAPEL DO ESPANHOL NAS ESCOLAS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO INTERCULTURAL: EXPERIÊNCIAS PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2674

Edição

Seção

GT3 - Ensino de Línguas