ENSINO INTERCULTURAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) EM SERGIPE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID ESPANHOL/UFS
Palavras-chave:
Espanhol. Ensino. Formação. PIBID.Resumo
Este artigo tem o objetivo de ressaltar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de espanhol e ações que foram realizadas durante as oportunidades vinculadas ao programa. Além disso, temos o intuito de discutir alguns aspectos importantes sobre o papel da língua espanhola no ensino público, como também a importância da presença da interculturalidade na educação básica. O foco principal deste artigo é mostrar o quão relevante é a união do ensino à interculturalidade para a formação de cidadão. A partir disso, apresentamos algumas metodologias que foram trabalhadas em classe, de cunho qualitativo. Como conclusão, expomos as experiências em sala de aula através das práticas realizadas em uma escola estadual do município de Aracaju.Downloads
Referências
BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998. BRASIL, Ministério de Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio 2006: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2006.
CASANOVA, M. A. La Interculturalidad como Factor de la Calidad Educativa. Archivos y Bibliotecas del Ministerio de Cultura. Encarnación Soriano Ayala (coord.). Madrid, 2005.
DAHER, Del Carmen e SANT’ANNA, Vera L. A. Formação e exercício profissional de professor de língua espanhola: revendo conceitos e percursos. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.
FREITAS, L.M.A. Formação de professores de espanhol no Brasil: algumas reflexões Eutomia - edição 10 - dez.2012
GONZÁLEZ, N. M. Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. PARAQUETT, M. Linguística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoameriano. Revista Nebrija de Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 6, 2009.
RODRIGUES, F. S. C. Leis e línguas: o lugar do espanhol nas escolas brasileiras. In: BRASIL, Ministerio da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.
SANTOS, A. C. Enseñanza del español instrumental para la lectura: elaboración de material didáctico. Ministério do exército. Actas de VIII Seminário de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a lusohablantes. São paulo, 28 de octubre de 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 V Semana Luso-Hispânica e II Encontro de Egressos dos Cursos de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.