ENSINO INTERCULTURAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) EM SERGIPE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID ESPANHOL/UFS

Autores

  • Mariana Augusta Conceição de Santana Fonseca Universidade Federal de Sergipe
  • Daiane Santos Rodrigues Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Espanhol. Ensino. Formação. PIBID.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de ressaltar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de espanhol e ações que foram realizadas durante as oportunidades vinculadas ao programa. Além disso, temos o intuito de discutir alguns aspectos importantes sobre o papel da língua espanhola no ensino público, como também a importância da presença da interculturalidade na educação básica. O foco principal deste artigo é mostrar o quão relevante é a união do ensino à interculturalidade para a formação de cidadão. A partir disso, apresentamos algumas metodologias que foram trabalhadas em classe, de cunho qualitativo. Como conclusão, expomos as experiências em sala de aula através das práticas realizadas em uma escola estadual do município de Aracaju.

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Biografia do Autor

Mariana Augusta Conceição de Santana Fonseca, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/2012/CAPES. Pesquisadora dos grupos: Ensino-aprendizagem do espanhol em Sergipe e o Espaço Intercultural da América Latina. Bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFS: Projeto PIBID - Os materiais Didáticos de Língua Espanhola no Ensino Básico sergipano: Relações do Processo de ensino-aprendizagem e Educação Linguística com o PNLD.Tendo interesse nas seguintes áreas: Ensino-aprendizagem do espanhol; Leitura, literatura, identidade cultural, (re)construção de identidades socioculturais, questões étnico-raciais, elaboração de materiais didáticos e psicologia da aprendizagem do espanhol.

Daiane Santos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi pesquisadora dos grupos: Ensino-aprendizagem do espanhol em Sergipe e o Espaço Intercultural da América Latina; Entre a Educação Básica e o CLIC: Desafios para o Ensino-Aprendizagem do Espanhol em Sergipe; Bolsista no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) da UFS: Projeto PIBID - Os materiais Didáticos de Língua Espanhola no Ensino Básico sergipano: Relações do Processo de ensino-aprendizagem e Educação Linguística com o PNLD; Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX) - UFS: Projeto de extensão Práticas Letradas: O projeto CLIC/UFS (PIBIX) e atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFS/PIBIC. Participante dos grupos de pesquisa: DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos da UFS e do grupo PROELE: Formação do professor de espanhol em contexto latino-americano da UFBA. Tendo interesse nas seguintes áreas: Ensino-aprendizagem do espanhol; Leitura, literatura, identidade cultural, (re)construção de identidades socioculturais, questões étnico-raciais, literacidade e elaboração de materiais didáticos.

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Fonseca, M. A. C. de S., & Rodrigues, D. S. (2016). ENSINO INTERCULTURAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) EM SERGIPE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID ESPANHOL/UFS. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2663

Edição

Seção

GT3 - Ensino de Línguas