Tdic: a construção de novos padrões de comportamentos por meio de redes digitas

Autores

  • Maria Salete Peixoto Gonçalves universidade federal do acre - ufac
  • João Ferreira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Tdic, Representações Sociais, Interação Social

Resumo

O propósito deste trabalho é ressaltar a influência direta ou indireta das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) sobre a produção de novos padrões de comportamento. Para tanto, consideramos que as TDIC através do movimento frenético de informações e por meio das interações sociais provocadas, produzem novos padrões de comportamento. Nesta escrita, utilizamos como principal aporte teórico, a teoria das Representações Sociais de Moscovici (2010) em diálogo com outros autores apresentados no decorrer do texto. Utilizamos uma telenovela como produto da mídia para exemplificar e questionar a influência na produção de novas Representações Sociais. Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que as TDIC atuam diretamente na construção das representações sociais dos indivíduos e, consequentemente, criam novos padrões de comportamentos através das Redes Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Salete Peixoto Gonçalves, universidade federal do acre - ufac

Doutoranda em educação/UNIT, Mestre em educação. Graduada e psicologia/CESMAC. Professora assistente no Centro de Educação Letras e Artes - CELA (disciplina Psicologia da Educação) na Universidade Federal do Acre. P Lider do grupo de pesquisa em psicologia da educação, neurociências e cognição/CNPq. E-mail: mariasaletepeixotogoncalves@gmail.com.

João Ferreira dos Santos, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação do (PPED/UNIT/SE). Professor da Rede Pública Estadual de Ensino Básico. Bolsista PROCAPS/UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (Unit/CNPq). E-mail: sujeito.ferreira@gmail.com.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação Verbal. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª Edição reformulada e ampliada – 1999, Editora Saraiva. São Paulo/SP.

MARTIN-BARBERO, J. Cultura Y nuevas mediaciones tecnológicas - America Latina: Otras visiones de la cultura, Bogotá, CAB, 2005.

MOSCOVICI, Sérgio. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Editado em inglês por DUVEEN, Gerard; traduzido do inglês por GUARESCHI, Pedrinho A. Petrópolis. Editora Vozes, 2010.

VYGOTSKY, Lev. Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes. 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Peixoto Gonçalves, M. S., & dos Santos, J. F. (2018). Tdic: a construção de novos padrões de comportamentos por meio de redes digitas. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9599

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação