Software Livre, mais presente do que nunca!

Autores

  • Sérgio Ricardo Vitor Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Software Livre, Linux, Colaboração, Informática na Educação

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa “PROUCA: existe vida após a morte?”, realizada durante o ano de 2017 em uma escola pública localizada na região da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Foi feita a análise, a partir do olhar de algumas professoras do campo da pesquisa, da situação do PROUCA, desde sua implantação até o momento da pesquisa, quando muitos já davam o programa como morto. Partimos da análise dos dados levantados a partir das entrevistas feitas com seis professoras da escola em questão, tendo sido as mesmas convidadas pelo fato de fazerem parte do corpo docente da escola desde a época da implantação do PROUCA. Percebeu-se que a utilização de softwares livres foi primordial para a manutenção do programa, mesmo que isso não fosse tão evidente para as entrevistadas. Nesse contexto, apesar de não se tratar de temática nova, consideramos ser primordial resgatar à memória parte da contribuição do software livre para o campo educacional, bem como o seu grande potencial para ações futuras. A ideia de compartilhar, cooperar, aprender com o outro, leva-nos a fazer uma análise das bases filosóficas que sustentam o Software Livre através de uma ótica pedagógica, principalmente em um momento em que as tecnologias digitais de informação e comunicação parecem estar por toda a parte. O Software Livre constitui-se uma solução viável e coerente para propostas de uso da tecnologia na educação.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Vitor, S. R. (2018). Software Livre, mais presente do que nunca!. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9598

Edição

Seção

GT 02 - Educação a Distância, Formação, currículo, avaliação e políticas públicas