Cidadania e o campo: uma história brasileira marcada pelo atraso e pela violência
Palavras-chave:
Cidadania, meio rural, Brasil, violência.Resumo
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica acerca do exercício da cidadania no meio rural. Realizada a partir de um levantamento histórico sobre a conquista da cidadania dentro espaço rural brasileiro, a pesquisa busca discutir como o processo histórico de alcance de direitos civis, políticos e sociais daqueles que vivem no campo impactam na maneira como vivem as famílias rurais. A história mostra que o acesso à cidadania pela população rural esteve sempre um (ou vários) passos atrás da conquista de direitos por aqueles que vivem em áreas urbanas, denunciando a omissão do Estado brasileiro diante da necessidade de garantir a igualdade entre toda a população.
Downloads
Referências
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 21 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.
DEMO, Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas: Autores Associados, 1995.
FELICIANO, Carlos Alberto. A prática da violência no campo brasileiro do Século XXI. Disponível em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/ A%20pratica% 20da%20violencia%20no%20campo%20do%20seculo%20XXI.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.
MARSHALL, Tomas H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MATHE, et al. Brasil - Graves violações dos direitos humanos na zona rural. Relatório - Federação Internacional das Ligas de Direitos Humanos (FIDH), n 299/3. Paris, 2000. Disponível em: <https://www.fidh.org/IMG/pdf/bresvo299.pdf>. Acesso em: 13 set. de 2017.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.