Programa Ensino Médio Inovador na rede pública estadual de Sergipe: Um olhar na comunicação, uso de mídias e cultura digital

Autores

  • Maria Gilvania Guimaraes Dos Santos

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, ProEMI

Resumo

O Ensino Médio, última etapa da Educação Básica no Brasil, enfrenta desafios. Nas últimas décadas ocorreu melhora nos indicadores de acesso e permanência, porém num ritmo lento que não garante a universalização com qualidade aos adolescentes de 15 a 17 anos. Na perspectiva de obter melhores resultados nesta etapa, o Governo Federal lança em 2009 o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI como um indutor para repensar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas estaduais. O presente artigo traz dados acerca da evolução do ProEMI na rede pública estadual sergipana; aponta algumas ações de monitoramento técnico; sinaliza quanto as efetivas práticas no Campo de Integração Curricular: Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital; além de apresentar resultados da escuta aos estudantes sobre conteúdos, aprendizagens e recursos educacionais tecnológicos, observando seus impactos no currículo do Ensino Médio, sobretudo na flexibilização. Faz-se uma relação entre as exigências da reforma do Ensino Médio e o preconizado pelo Programa Ensino Médio Inovador, por meio da formação integral dos estudantes, da utilização de novas tecnologias e do desenvolvimento de metodologias criativas, integradoras.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Guimaraes Dos Santos, M. G. (2018). Programa Ensino Médio Inovador na rede pública estadual de Sergipe: Um olhar na comunicação, uso de mídias e cultura digital. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9592

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação