Um pouco do que se fala sobre neurociêcias

Autores

  • Suzy Gracielly de Sousa Figueira Colégio de Educação Básica Módulo Saber
  • Hilda Helena Sovierzoski Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Cérebro, sistema nervoso, educação, ensino, aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento dos profissionais da educação sobre a relação da neurociência com a educação e como esta relação pode contribuir positivamente para o desenvolvimento promissor do processo de ensino e aprendizagem. Na pesquisa realizada com 150 profissionais da educação utilizando um breve questionário on line, que foi distribuídos para professores de escolas públicas e privadas, e faculdades. As cidades brasileiras alcançadas: 45% de Maceió – AL, 30% outras cidades Alagoanas, os outros 25% são de cidade dos estados de Pernambuco, Pará, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, tendo uma participação de Portugal. Participaram várias áreas do conhecimento, sendo uma maioria 52% da área de ciência da natureza, 33% ciências humanas, sendo os 25% de outras áreas, onde todos atuam na área da educação. É importante ressaltar que em nenhum  momento está sendo apresenta um novo modelo pedagógico ou garantias definitivas para o sucesso de aprendizagem, existe uma pesquisa relacionada a divulgar como funciona o cérebro e como acontece o processo de aprendizagem e com isso buscar alternativas que estejam mais próximas de atrair a atenção dos alunos e com isso perceber as melhorias da aquisição de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Segundo Libâneo (2011), em boa parte dos cursos de licenciatura, a aproximação do futuro professor à realidade escolar acontece após ter passado pela formação teórica tanto nas disciplinas pedagógicas quando específicas, mas o caminho deve ser outro. Desde o ingresso dos alunos no curso, é preciso integrar os conteúdos das disciplinas em situações da prática que coloquem problemas aos futuros professores e lhes possibilite experimentar soluções, com a ajuda da teoria. Isso significa ter prática ao longo do curso para constratar seus estudos e formar seus próprios conhecimentos e convicções.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. Ed. 13. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

de Sousa Figueira, S. G., & Sovierzoski, H. H. (2018). Um pouco do que se fala sobre neurociêcias. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9586

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação