Arquitetura pedagógica via diálogo problematizador: uma proposição freiriana para o ensinar-aprender digital e em rede

Autores

  • Vitor Malaggi UDESC

Palavras-chave:

Arquitetura Pedagógica, Diálogo Problematizador, Paulo Freire, Tecnologias Digitais de Rede, Autoria colaborativa.

Resumo

O presente artigo propõem a discussão em torno das diretrizes teórico-metodológicas de uma Arquitetura Pedagógica via Diálogo Problematizador. Amparada na apropriação de elementos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, tal Arquitetura parte de noções epistemológicas e didáticas basilares, como a coparticipação no ato de conhecer e o papel do ato de perguntar no desvelamento da realidade. Proposta para contextos educativos em que o ensino-aprendizagem também ocorre no ciberespaço, tal Arquitetura encontra nas Tecnologias Digitais de Rede (TDRs) um conjunto de artefatos capazes de potencializar a vivência da autoria colaborativa de saberes. Após refletir em torno das premissas epistemológicas e didáticas desta Arquitetura, apresentaremos alguns exemplos práticos de sua aplicação em diferentes contextos, seja em espaços educativos formais ou não-formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Malaggi, UDESC

Departamento de Pedagogia a Distância - Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC)

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7.ed. Joinville: Ed. da UNIVILLE, 2007. p. 74-207.

APARICI, Roberto; ACEDO, Sara Osuna. Aprendizagem colaborativa e ensino virtual: uma experiência no dia-a-dia de uma universidade a distância. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 137-156.

CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, Rosane Aragón; MENEZES, Crediné Silva. Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. In: NEVADO, Rosane Aragón; CARVALHO, Marie Jane Soares; MENEZES, Crediné Silva. (Orgs.). Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007. p. 35-52.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010a.

________. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

________. Educação como prática da liberdade. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010b.

________. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

________. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GADOTTI, Moacir. A voz do biógrafo brasileiro: a prática à altura do sonho. In: GADOTTI, Moacir (Org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo / Brasília, DF: Cortez / Instituto Paulo Freire / UNESCO, 1996. p. 69-115.

GHIRALDELLI JR., Paulo. Introdução à educação escolar brasileira: história, política e filosofia da educação [versão prévia]. 2001. Disponível em: <https://docslide.com.br/download/link/paulo-ghiraldelli-jr-historia-da-educacaopdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

MALAGGI, Vitor. Formação de pedagogos(as) na modalidade a distância: relatos de uma experiência na docência online. In: 4º Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: 2018.

________. Imbricando projetos de ensino-aprendizagem e tecnologias digitais de rede: busca de re-significações e potencialidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.

MALAGGI, Vitor; MARTINS, Salete da A.; FÉLIX, Patrícia. Círculo de cultura digital: relato de uma experiência freiriana de inclusão digital. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande, RS. Anais... Rio Grande, RS: 2017.

RIPA, Roselaine; MARTINI, Rafael Gué; MALAGGI, Vitor. Tecnologias Digitais em rede e a formação docente: um relato de experiência do curso de Pedagogia a Distância do CEAD-UDESC. In: 1º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, 2017, São Luís, MA. Anais... São Luís, MA, 2017.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 5. ed. rev. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Malaggi, V. (2018). Arquitetura pedagógica via diálogo problematizador: uma proposição freiriana para o ensinar-aprender digital e em rede. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9584

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação