O uso de Diagnóstico Participativo na abordagem de vulnerabilidades socioambientais em um CRAS de Aracaju, SE.

Autores

  • Tessy Iracema Pereira Alves Universidade Tiradentes - Unit
  • Rubens Riscala Madi
  • Andressa Sales Coelho

Palavras-chave:

DRP, Comunidades, Risco ambiental, Vulnerabilidades

Resumo

Vulnerabilidade socioambiental pode ser definida pelo potencial de determinado grupo à perda, diante de processo ou ação desestruturante, natural ou antrópico. O trabalho objetivou utilizar o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), como ferramenta de problematização socioambiental, dentro do contexto vulnerabilidades socioambientais, em um Centro de Referência em Assistência Social de Aracaju, Sergipe. É um estudo descritivo qualitativo, com base no DRP e com análise de conteúdo. A atividade contou com 28 participantes e as metodologias de DRP utilizadas foram o Arco de Maguerez e o Mapeamento Participativo. Os participantes pontuaram falta de segurança, de respeito, de educação e de elementos de infraestrutura, mobilidade e saúde coletiva como principais fatores vinculados às vulnerabilidades socioambientais e, pontuaram a necessidade de melhoria das políticas públicas referentes principalmente à educação e infraestrutura. Além disso, reforçaram que as vulnerabilidades socioambientais podem ser minimizadas pela comunidade e gestão pública.

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Biografia do Autor

Tessy Iracema Pereira Alves, Universidade Tiradentes - Unit

Mestre em Saúde e Ambiente, pelo Programa de Pós-graduação em saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes.

Doutoranda em Saúde e Ambiente, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Alves, T. I. P., Madi, R. R., & Coelho, A. S. (2018). O uso de Diagnóstico Participativo na abordagem de vulnerabilidades socioambientais em um CRAS de Aracaju, SE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9574

Edição

Seção

GT 07 - Educação, comunicação, informação, direitos humanos e cidadania