Higiene pessoal como uma proposta inovadora para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que fazem parte do Centro de Apoio Lar Peniel na cidade de Simão Dias-SE.

Autores

  • Josefa Daiane de Snatana Cruz UNIT

Palavras-chave:

Higiene pessoal, educação, espaço não formal, CALP

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como provocar nas crianças e adolescentes hábitos de higiene no seu cotidiano por meio de ações educativa no espaço não formal. Traz uma reflexão sobre a Higiene pessoal em uma unidade de ensino não formal no Centro de apoio Lar Peniel (CALP) situado no município de Simão Dias-SE. O Lar Peniel (LP) funciona como um abrigo e apoio á crianças e adolescentes que são abandonados pelos pais e necessita de uma moradia. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, utilizou-se estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, o diário de pesquisa com o registro das visitas e entrevistas semiestruturadas, a fim de levantar informações sobre a localidade, gestão comunitária, fatores internos e externos, analisadas e organizadas segundo ao método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, foi constatado que o Centro de apoio Lar Peniel, que já existe uma boa relação entre hábitos saudáveis, porém é necessário um orientador(a) que desenvolva práticas educativas que promova hábitos saudáveis para melhorar qualidade de vida das crianças e adolescentes que moram no CALP. .

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Biografia do Autor

Josefa Daiane de Snatana Cruz, UNIT

Graduada em Ciências Biolgica .Membro do Grupo de Pesquisa História Memória e Identidade coordenado pela Profª Dra.

Ilka Miglio de Mesquita.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Cruz, J. D. de S. (2018). Higiene pessoal como uma proposta inovadora para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que fazem parte do Centro de Apoio Lar Peniel na cidade de Simão Dias-SE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9564

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação