Booktubers: narrativas e experiências literárias da juventude contemporânea

Autores

  • Vanessa Monteiro Ramos Gnisci Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Booktubers, narrativas, experiências, juventude.

Resumo

Com a difusão da tecnologia e atratividades para e pela juventude contemporânea, os espelhos e espaços virtuais tornaram-se importantes meios de diálogo e expressão, bem como, motivadores de novos valores, comportamentos e culturas de consumo de uma população, efetivamente, conectada.

Nestas novas conjunturas, a ideia da juventude como mero espectador é superada por uma concepção de interlocutores e produtores de conteúdos que influenciam em diferentes aspectos a formação cultural atual.

O artigo tratará das questões referentes a novas formas de narrativas por Booktubers, jovens que postam em canais do Youtube vídeos especializados em crítica literária, a partir das contribuições de autores como: Benjamin (1994), Larrosa (2002), Bourdieu (1998), Sibília (2008 e 2016) e Sarlo (2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Monteiro Ramos Gnisci, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutoranda em Educação - Unirio; Professora de ensino superior (UNIG e UCAM); Professora de Língua Portuguesa no município de Nova Iguaçu e Professora substituta do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Gnisci, V. M. R. (2018). Booktubers: narrativas e experiências literárias da juventude contemporânea. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9553

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias