Olho na tela e dedo no “Zap”: Um relato de experiência no ensino de Física

Autores

  • Cynara Maria Silva SANTOS Universidade Tiradentes - UNIT
  • André Luiz ALVES Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane de Magalhães PORTO Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Cultura Digital, Ensino de Física, WhatsApp.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência e, tem como objetivo descrever sobre a importância do trabalho educativo por meio dos usos e apropriações dos artefatos digitais, especificamente o smartphone e o aplicativo WhatsApp nas aulas do componente curricular Física; objeto de estudo deste relato. Sendo o smartphone um dispositivo móvel acessível e, de conectividade a rede, há um número considerável de pessoas utilizando-o. A professora de Física de uma escola pública estadual, de um município de Alagoas, utilizou este recurso, com o intuito de proporcionar aos estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Médio, o desafio de organizar por intermédio do “Zap” uma feira de ciências. Uma vez que, teriam pouco tempo e parte dos alunos residem em outras localidades e com essa dinâmica todos participariam de forma colaborativa da construção do conhecimento. Pois estariam todos conectados e interligados simultaneamente e poderiam acompanhar gradativamente todos os trabalhos dos diferentes grupos. Constatou-se que os educandos abraçaram a causa, se disponibilizaram, pesquisaram e estudaram os temas propostos e o resultado foi extremamente proveitoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynara Maria Silva SANTOS, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutoranda em Educação - Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Mestrado em Educação Brasileira (UFAL). Especialista em Ciências Humanas - Tecnologia em Educação. É Professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL e Professora/Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió - SEMED. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: cynaraolegario@gmail.com

André Luiz ALVES, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutorando em Educação - Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista PROCAPS). Mestrado em Educação (PPED/UNIT). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (UNIT). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: anndrealves@hotmail.com

Cristiane de Magalhães PORTO, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística (UFBA). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação (UERJ). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

Referências

BENTO, M.C.M.; CAVALCANTE, R.S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular. ECCOM, v.4, n.7,jan./jun., 2013.

BERNADES, A.O. A utilização do celular por alunos do Ensino Noturno para o Ensino de Física: Um estudo de Caso de um Colégio Público do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://evidosol.textolivre.org/papers/2015/upload/42.pdf.>. Acesso em: 16 jun. 2018.

CHISTOFFEL, M.M. et al. Relato de Experiência. Modelo Calgary de Avaliação da Família de recém-nascidos. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2018.

FONSECA, A.G.M. A ascensão dos dispositivos móveis e seus usos no ensino-aprendizagem. 2014. Disponíveis em: . Acesso em: 23 jun. 2018.

LOPES, R.D. et al. O uso do computador e da internet na escola pública. Gente que educa 1971. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2018.

NEVES, B.G.B.; MELO, R.S. O Universo no bolso: tecnologias móveis de apoio didático-pedagógico para o ensino da astronomia. Revista Renote. Novas Tecnologias na Educação.2014. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art3-ano6-vol10-julho2014.pdf.>. Acesso em: 04 jun. 2018.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PRENSKY, Marc. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing>. Acesso em: 01 jun. 2018.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf.>. Acesso em: 10 jul. 2018.

VIVIAN, C.D.; PAULY, E.L. O Uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala sério! Revista Digital da CVA. v.7.nº 27.2012. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

SANTOS, C. M. S., ALVES, A. L., & PORTO, C. de M. (2018). Olho na tela e dedo no “Zap”: Um relato de experiência no ensino de Física. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9544

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura