Processo elaborativo de um modelo de formação em competência em informação

Autores

  • CÉLIA REVILÂNDIA COSTA SEABRA CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ROSEANA MARIA MARTINS DE LIMA

Palavras-chave:

Competência em Informação, Coinfo, Information literacy. Modelos.

Resumo

Este artigo discorre sobre a influência do conceito Information literacy no contexto educacional norte americano partindo da análise de alguns modelos educativos elaborados para desenvolver habilidades de acesso, uso, avaliação e comunicação da informação em vários países. Apresenta a síntese de 17 modelos de Information literacy cuja ressignificação é analisada na proposta de um modelo didático que possa atender demandas na formação de professores na perspectiva de uma educação inclusiva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRENS, S. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College and Research Libraries, v. 55, n. 4, p. 309-23, 1994.

CARTA de Marília. Marília, 3 set. 2014. Disponível em: <http://www.lti.pro.br/ userfiles/downloads/CARTA_de_Marilia.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2016.

COSTA, C. R. A Competência em Informação (Coinfo) na perspectiva da educação inclusive (Thesis). Universidade de Brasília, Brasília.2017.

DUDZIAK, E. A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, USP. São Paulo.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

EINSENBERG, M.; BERKOWITZ, B. What is the Big6?. 2008. Disponível em: <http://www.big6.com/showarticle.php?id=415>. Acesso em: 28 maio 2013.

EISENBERG, M. B.; BERKOWITZ, R. E. Teaching Information & Technology Skills: The Big6 in Elementary Schools. Worthington, OH: Linworth Little, T, J. Super3. Early childhood version of The Big6 Skill written by Eisenberg and Berkowitz. 1999.

FLICK, W. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FLIP IT! An Information Skills Strategy for Student Researchers by Alice Yucht. Worthington, OH: Linworth, 1997

JUNQUEIRA, A.H. Literacias digitais de professores das redes públicas de ensino no Brasil: uma abordagem a partir dos resultados das Pesquisas TIC Educação 2010, 2011 e 2012. In: Proceedings of Congresso Internacional em Comunicação e Consumo–Comunicon. 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-2163-1.pdf Acesso: jul 2015

KUHLTHAU, C. C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, New Jersey, v. 42, n. 5, p. 361-371, June, 1991. Disponível em: < http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/kuhlthau.pdf>. Acesso em: 1 jan. 2014.

KUHLTHAU, C. C.; TODD, R. J. Guided inquiry: learning in the 21st century. Westport: Unlimited Libraries, 2007.

LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade, v. 26, n. 3, 2016. Disponível em: http://search.proquest.com/openview/89be93f06b24a0acf24a8aed73ad1727/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2030753. Acesso em 08/fev/2017

RANKIN, V. Pre-search. School Library Journal, v. 38, Issue 3, p. 168-171, 1992.

RANKIN, V. The Thoughtful Researcher: Teaching the Research Process to Middle School Students. Englewood: Libraries Unlimited, 1999.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

SEABRA, C. R. C. (2020). Processo elaborativo de um modelo de formação em competência em informação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9541

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação