A Educação Não Formal como ambiente educacional para usos e aplicações da Pedagogia dos Multiletramentos
Palavras-chave:
Multiletramento, Pedagogia dos Multiletramentos, Educação Não FormalResumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo bibliográfico com a finalidade de refletir sobre o campo da Educação Não Formal enquanto ambiente socioeducacional propício para a utilização da Pedagogia dos Multiletramentos. Para atingir esta proposição torna-se necessário apresentar tais conceitos como elementos construtores de um caminho que discute a alfabetização (SAITO E SOUZA, 2011; FREIRE, 1991) enquanto aquisição técnica do código da leitura e escrita, perpassando pelo letramento (LOURENÇO, 2013; SAITO E SOUZA, 2011, DIONÍSIO, 2007) que vê a utilização das práticas de leitura e escrita relacionadas às práticas sociais a fim de chegar aos multiletramentos (LOURENÇO, 2013; ROJO, 2012; SILVA, 2016) onde a multiplicidade das práticas letradas se expressam na multiplicidade cultural das populações e multiplicidade semiótica dos textos. Em um segundo momento é posto em discussão a necessidade de uma Pedagogia dos Multiletramentos, visto que, reconhece a diversidade linguística e cultural através do fluxo de informações e da dinamicidade da comunicação proporcionada por uma sociedade que faz usos ininterruptos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Por fim é apresentado a Educação Não Formal (GOHN, 2010) como um espaço propício para a utilização da Pedagogia dos Multiletramentos já que se caracteriza por ter em seus processos de ensino/aprendizagem a leitura crítica do mundo objetivando o pleno exercício da cidadania.
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Referências
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