Letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Autoria Coletiva, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática, utilizando os materiais didáticos produzidos pela professora investigada de forma colaborativa para o ensino de Matemática, cujo material está disponibilizado no ambiente virtual, como instrumentos de aprendizagens para a turma do 5º ano do ensino fundamental. O material didático foi produzido pela professora, já que estamos numa proposta em que o professor seja autor de seus materiais didáticos, e disponibilizados em seu blog. Os alunos acessaram o blog para a execução da atividade proposta. A pesquisa é de cunho experimental e de abordagem qualitativa visando compreender o nível de acessibilidade e conhecimento ao manuseio aos recursos digitais dos alunos, para fins de aprendizagens ao conhecimento da geometria em particular, o Tangram.  Dentre os objetivos específicos temos: (I) desenvolver a percepção crítica dos alunos diante aos materiais disponibilizados no ambiente virtual; (II) possibilitar outras formas não-convencionais para o desenvolvimento das aulas; (III) evidenciar o conhecimento do aluno diante ao letramento digital. Como resultados, registramos, que em tempos de cultura digital e ao acesso da internet proporcionam ao aluno uma gama de informações disponibilizados em rede, portanto deve-se ficar atento as referências, e os devidos créditos ao autor. Percebemos que muitos alunos que tiveram acesso a internet em sua residência, conseguiram executar a atividade solicitada, mas para aqueles que em sua minoria ainda não dispõem tanto do equipamento seja um computador ou celular e consequentemente ao acesso à internet não puderam realizar a atividade, portanto foi realizado com eles uma aula convencional fazendo uso dos livros didáticos e aulas expositivas.

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Biografia do Autor

Márcia da Silva Santos Portela

Tenho 39 anos sou professora das redes municipais da cidade de Rio Largo e Maceio do Estado de Alagoas. Mestranda do programa de pós-gradução no Ensino de ciências e matemática na Universidae Federal de Alagoas.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Portela, M. da S. S., & Oliveira, C. A. de. (2018). Letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9538

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias