Letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática
Palavras-chave:
Letramento Digital, Autoria Coletiva, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo objetiva refletir sobre o letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática, utilizando os materiais didáticos produzidos pela professora investigada de forma colaborativa para o ensino de Matemática, cujo material está disponibilizado no ambiente virtual, como instrumentos de aprendizagens para a turma do 5º ano do ensino fundamental. O material didático foi produzido pela professora, já que estamos numa proposta em que o professor seja autor de seus materiais didáticos, e disponibilizados em seu blog. Os alunos acessaram o blog para a execução da atividade proposta. A pesquisa é de cunho experimental e de abordagem qualitativa visando compreender o nível de acessibilidade e conhecimento ao manuseio aos recursos digitais dos alunos, para fins de aprendizagens ao conhecimento da geometria em particular, o Tangram. Dentre os objetivos específicos temos: (I) desenvolver a percepção crítica dos alunos diante aos materiais disponibilizados no ambiente virtual; (II) possibilitar outras formas não-convencionais para o desenvolvimento das aulas; (III) evidenciar o conhecimento do aluno diante ao letramento digital. Como resultados, registramos, que em tempos de cultura digital e ao acesso da internet proporcionam ao aluno uma gama de informações disponibilizados em rede, portanto deve-se ficar atento as referências, e os devidos créditos ao autor. Percebemos que muitos alunos que tiveram acesso a internet em sua residência, conseguiram executar a atividade solicitada, mas para aqueles que em sua minoria ainda não dispõem tanto do equipamento seja um computador ou celular e consequentemente ao acesso à internet não puderam realizar a atividade, portanto foi realizado com eles uma aula convencional fazendo uso dos livros didáticos e aulas expositivas.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os estudos literários hoje. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 358-366.
BELINTANE, C. Autoria didática em rede. 2003.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2001. p. 264-298.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista. Vol.26 nº 3. Belo Horizonte Dec. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017.> Acesso em: 27 de jun de 2018.
GILSTER, P. Digital literacy. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1997.
GNERRE, Maurizio: Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
MARTÍN-BARBERO, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006, p. 51-79.
MALLMAN JACQUES et al. Autoria e coautoria como atos éticos e estéticos emergentes no movimento recursos educacionais abertos. Em rede Revista de Educação a Distância. 2018.
MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Texto em revisão. 2017.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Araripe de Sampaio Doria. Edição revista e modificada pelo autor. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
Secretaria de Políticas Culturais (SPC). Cultura Digital. Ministério da Cultura. 2014
Acessado no dia 16/06/2018 http://www.cultura.gov.br/cultura-digital: Responsável: Secretaria de Políticas Culturais – SPC
PAIS, Luiz Paes. Didática de Matemática; uma análise da influência francesa. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora,2011.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Aprendizagem das crianças na cultura digital. 2.ed.rev. e ampl. – Maceió: EDUFAL.2017
SOUZA, V. V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.
SOUZA, Carlos Fernando Mathias de. Direito autoral: Legislação básica. Brasília, DF: Livraria e Editora Brasília Jurídica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em Três gêneros. 3. ed.; 4 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.