A linguagem de programação Scratch no ensino e aprendizagem de Probabilidade

Autores

  • Williane Costa Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Scratch, Probabilidade, Sequência didática.

Resumo

Este estudo apresenta como proposta o uso da linguagem de programação Scratch no ensino e aprendizagem de Probabilidade, por meio de um jogo digital, afim de que o alunado se sinta motivado a participar da aula ativamente e possa construir o aprendizado de forma espontânea enquanto o professor deixa de ser o transmissor e passa a ser o mediador do conhecimento. Ademais, este trabalho traz um breve histórico sobre a Teoria da Probabilidade e uma discussão sobre o uso do Scratch como recurso didático no ensino e aprendizagem de Matemática. O procedimento metodológico se dá por intermédio de uma sequência didática que pode ser realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde os discentes poderão ser avaliados quanto ao aprendizado por meio da solução de problemas propostos durante o jogo “Aula de Probabilidade” no software Scratch. O estudo baseia-se em autores como: Papert (1998), Borba e Penteado (2012), Valente (1998), Correia (2013), Martins (2012), entre outros autores que dialogam sobre o ensino de Matemática e jogos digitais, tendo em vista que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm se tornando cada vez mais inovadoras e essenciais e o Scratch pode ser tornar uma alternativa em busca de um aprendizado com entusiasmo e melhor desempenho do aluno, pelo fato de ser um software de interface interativa, colorida, de fácil manuseio; onde poderá desenvolver o aprendizado utilizando sua criatividade e também poderá manipular os comandos disponíveis neste, na tentativa de alcançar os objetivos esperados.

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Biografia do Autor

Williane Costa Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Matemática

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Ferreira, W. C., & Oliveira, C. A. de. (2018). A linguagem de programação Scratch no ensino e aprendizagem de Probabilidade. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9533

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação