Educação, comunicação e arte: a técnica teatral como ferramenta para a contação de história na formação do professor em Sergipe.

Autores

  • Viviane Kelly de Santana Britto UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Ronaldo Nunes Linhares UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Adeilton Santana Nogueira UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Teatro, contação de história, comunicação, história oral

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a necessidade de desenvolver uma metodologia fundamentada para a construção do professor contador de histórias da contemporaneidade. Traz uma breve contextualização sobre a origem do contador de história e de como ele, mesmo que de forma diferente, ainda se faz presente e necessário nos dias atuais, apesar de tantas novidades tecnológicas. E finaliza descrevendo a metodologia que se pretende utilizar para que a pesquisa seja desenvolvida muito em breve, para que resultados nesse sentido possam ser documentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Kelly de Santana Britto, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Universidade Tiradentes-UNIT ; Atriz e mestranda em Educação; GECES – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade; e-mail: vividarc@yahoo.com.br

Ronaldo Nunes Linhares, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Universidade Tiradentes-UNIT ; Doutor em Ciências da Comunicação-USP; GECES – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade; e-mail: nuneslinhares.ronaldo8@gmail.com

Adeilton Santana Nogueira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestre em Educação

Referências

AGUIAR, J. A. A magia da arte de contar histórias. 2ª ed. Aracaju: Info Graphics, 2013.

CAFÉ, Angela. Os Contadores de Histórias na Contemporaneidade: da prática à teoria, em busca de princípios e fundamentos. UNB, 2015.

CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

COELHO, M. B. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Edidora Ática, 1986.

STOCKER, C. O incentivo à leitura através da arte de contar histórias. Curitiba: Appris, 2014.

STOCKER, C. T. Os caminhos e descaminhos da leitura na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo: Êxito Brasil; Niteroi: Intertexto, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Britto, V. K. de S., Linhares, R. N., & Nogueira, A. S. (2018). Educação, comunicação e arte: a técnica teatral como ferramenta para a contação de história na formação do professor em Sergipe. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9532

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação