O WhatsApp como recurso de comunicação e interação na gestão de cursos de Educação a Distância

Autores

  • Michele Rodrigues de Albuquerque Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, WhatsApp, Educação a Distância, Gestão de Cursos, Comunicação e Interação

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre usos do aplicativo WhatsApp  na Educação a Distância, com foco nas atividades de gestão dos cursos. O objetivo do estudo foi analisar usos que um grupo de coordenadores, professores e tutores da EaD têm feito do aplicativo. O método usado foi o quantitativo-qualitativo, realizado a partir da aplicação de questionário online, com um grupo que atua em dois cursos de graduação e cinco de especialização, ofertados na modalidade à distância. Os dados produzidos foram analisados a partir da Técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, identificou-se que este aplicativo tem auxiliado positivamente no desempenho das funções dos coordenadores, professores e tutores, uma vez que atua na integração desses atores a partir da formação de grupos, minimizando distâncias e otimizando os processos de trocas de informação e comunicação.

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Biografia do Autor

Michele Rodrigues de Albuquerque, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Educação (FACED-UFBA). Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela UFRPE (2013). Especialização em Mídias na Educação pela EAD/UFRPE (2012). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina (2007), atuando com tema Censura e Imprensa no Período da Ditadura. Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (2008), com trabalhos desenvolvidos na área de Comunicação e Educação, através da inclusão do meio de comunicação rádio no espaço escolar. Atua como professora de curso superior, lecionando disciplinas pedagógicas e de tecnologia educacional. Atualmente coordena as atividades de produção audiovisual do Laboratório de Mídia, da Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SEaD/UNIVASF), e apoio didático-pedagógico na elaboração e implementação de Cursos Abertos Online (CAO / MOOC). Área de atuação em Educação com ênfase em: Comunicação e Educação; TICs na Educação; Rádio e Educação; Educação a Distância; Produção de Material Didático para EAD; Formação de Professores a Distância.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação e um dos coordenadores do GEC: Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt ( Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; software livre; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

de Albuquerque, M. R., & Couto, E. S. (2018). O WhatsApp como recurso de comunicação e interação na gestão de cursos de Educação a Distância. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9530

Edição

Seção

GT 02 - Educação a Distância, Formação, currículo, avaliação e políticas públicas