Letramento cinematográfico na educação: uma revisão integrativa em países do Mercosul

Autores

  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho Universidade Tiradentes
  • Luiz Rafael dos Santos Andrade Unit
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Cinema, Letramento, Educação, Revisão Integrativa, Mercosul

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, por meio de uma revisão, o que se tem
discutido sobre a temática do Letramento Cinematográfico (LC) aplicado à educação, em países
que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Para isto, realizamos uma revisão
integrada utilizando os bancos de dados científicos internacionais i) Scientific Electronic Library
Online e o ii) Web of Science. A escolha da temática foi tratada como um dos assuntos da
educação emergentes à sociedade hipermoderna (LIPOVETSKY, 2016), por entendermos o
letramento como um conceito cada vez mais flexível de discussão e aplicabilidade em diversos
contextos do nosso cotidiano, em acordo com as necessidades dos sujeitos, que neste caso, foi
delimitado no campo do cinema, por se tratar de um tema ainda de grande desafio ao ser inserido
com intencionalidade pedagógica e coerência com as necessidades de aprendizagem do aluno do
século XXI em sala de aula.

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Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciado em História- Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade- GECES. Mestrando em Educação- Universidade Tiradentes- Unit. Bolsista Capes- Prosup/Bolsa.

Luiz Rafael dos Santos Andrade, Unit

Universidade Tiradentes-UNIT; Doutorando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES);
e-mail: andradeluizrafael@gmail.com

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e Pós-doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Aveiro.
Professor Titular I do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação na UNIT. Coordenador do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade CNPQ/UNIT- GECES- e do Simpósio Internacional Educação e Comunicação. Professor da Rede pública do estado de Sergipe.

Referências

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Nascimento de Carvalho, D. B., dos Santos Andrade, L. R., & Linhares, R. N. (2018). Letramento cinematográfico na educação: uma revisão integrativa em países do Mercosul. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9529

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias