LETRAMENTO E CULTURA DAS HUMANIDADES: NOTAS SOBRE UM IMPASSE

Autores

  • Robson Aurélio Braga PPGE/UFPE

Palavras-chave:

educação, cultura das humanidades, letramento, leitura

Resumo

Os chamados Novos Estudos sobre Letramento se apresentam como uma nova compreensão do papel da cultura escrita na educação e se apoiam em um legado teórico influenciado por correntes filosóficas contemporâneas marcadamente críticas em relação ao humanismo educacional e sua visão logocrática. George Steiner é um autor contemporâneo que se notabilizou como contundente e brilhante defensor de uma concepção da linguagem e uma visão da leitura que tem, no seu âmago, um apelo metafísico, uma aposta na transcendência. Tomando-se Steiner como um dos últimos defensores da cultura das humanidades como perspectiva de formação e os Novos Estudos sobre Letramento como atualização crítica do pensamento educacional sobre a leitura, a aproximação dessas perspectivas tão distintas mostra um impasse sobre o qual podemos refletir no sentido de extrair uma concepção mais lúcida e consequente sobre o que devemos entender por letramento. O presente artigo pretende tão somente esboçar algumas questões que dão forma a esse impasse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. Leçon. Paris: Éditions du Seuil, 1978.

BOURDIEU, Pierre. Langage et pouvoir symbolique. Paris: Éditions du Seuil, 2001.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parquet humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

STEINER, George. O silêncio dos livros. In: Revista Serrote, São Paulo, n. 17, julho-2014, p. 77-107.

_______. Sobre la dificultad y otros ensayos. Mexico, D,f: Fondo de Cultura Económica, 2001.

STREET, Brian. Los nuevos estúdios de literacidad. In: ZAVVALA, V; NIÑO-MARCIA, M.; AMES, P. Escritura y sociedade: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciências Sociales em el Perú, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Braga, R. A. (2018). LETRAMENTO E CULTURA DAS HUMANIDADES: NOTAS SOBRE UM IMPASSE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9528

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias