Graduação em Direito e o Ensino à Distância: Redimensionamento dos Cenários Educativos e Coaprendizagem em Rede
Palavras-chave:
Coaprendizagem, Direito, Educação à distância, CurrículoResumo
Os cursos de graduação em Direito no Brasil são ofertados na modalidade presencial, havendo a previsão normativa para que parte do seu conteúdo curricular possa ser ofertado de forma não presencial, e o presente artigo evidencia algumas das recentes propostas de mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos, que se compatibilizam com o avanço das tecnologias digitais, proporcionando um ambiente favorável à criação de cursos de Direito à distância. O enfoque de abordagem do texto é teórico e reflexivo, sobre a possibilidade de inclusão da graduação em Direito na modalidade à distância, observando-se o modelo pedagógico da Universidade Aberta (UAb) de Portugal. A proposta metodológica do texto se apresenta através do levantamento bibliográfico, de forma descritiva e da análise qualitativa, no enfoque de informações a respeito dos normativos dos cursos de Direito no Brasil e do modelo pedagógico da UAb de Portugal, considerando a perspectiva da evolução tecnológica digital na formação e na qualidade do ensino jurídico no Brasil.
Downloads
Referências
ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Portaria nº 1134/2016. Disponível em: <https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1988/portaria-n-1134>. Acesso em: 11 jul. 2018
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÀNCIA (ABED). CensoEAD.BR - 2016/2017. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf>. Acesso em: 19 jul.2018
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Edital estimula pesquisa de projetos de inclusão digital. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32998>. Acesso em: 13 jul. 2018.
______.__________. Portaria MEC nº 4059/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018
______. ______________. Resolução CNE/CES nº 9/2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018
______. Planalto. Decreto nº 9.235/2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9235.htm>. Acesso em: 12 jul. 2018
______. Planalto. Decreto nº 9057/2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 12 jul. 2018
______. Conselho Nacional de Educação (CNE). CNE propõe modernizar currículos de direito para aproximar estudantes dos escritórios. CLickPB. Julho/2018. Disponível em: <https://www.clickpb.com.br/brasil/cne-propoe-modernizar-curriculos-de-direito-para-aproximar-estudantes-dos-escritorios-242589.html>. Acesso em: 12 jul. 2018
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO JURÍDICA – CNEJ-OAB (Gestão 2013-2016). Migalhas. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br/arquivos/2014/2/art20140218-04.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2018.
DEWEY, John (1859-1952). Experiência e Educação. TEIXEIRA, Anísio (trad). São Paulo: Editora Nacional, 1971.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINEZ, Sérgio Rodrigues. A evolução do ensino jurídico no Brasil. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/29074-29092-1-PB.pdf>. Acesso em: 13 de jul. 2018
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
OLIVEIRA, Junia. Censo da Educação Superior aponta crescimento do ensino à distância. Em.com.br – Educação. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2017/09/01/internas_educacao,896936/censo-da-educacao-superior-aponta-crescimento-do-ensino-a-distancia.shtml>. Acesso em: 12 jul. 2018.
PEDRO, Neuza. Interação online: o papel do tutor na mediação da aprendizagem e na edificação de um coletivo. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
PEREIRA, Alda; MENDES, António Quintas; MORGADO, Lina; AMANTE, Lúcia; BIDARRA, José. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Portugal. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1295/1/Modelo%20Pedagogico%20Virtual.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.