O uso das Tecnologias da Informação para o Letramento Informacional no Ensino Médio
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação. Letramento Informacional. Ensino Médio.Resumo
Este artigo é uma revisão bibliográfica do tema do “Uso das Tecnologias da Informação para o letramento informacional no Ensino Médio”. Busca demonstrar os assuntos abordados dentro das perspectivas dos autores que pesquisam o tema, de modo a discutir e comparar suas ideias. O letramento informacional, sendo um processo, é também amparado e auxiliado por recursos tecnológicos como computadores, tablets e smartphones, porém qual o nível de letramento informacional dos alunos que fazem uso dessas tecnologias da informação? Ou seja, os alunos que dispõem dessas tecnologias da informação, pesquisam da forma correta? Eles se apropriam da maneira correta da informação e geram conhecimento? Utilizam e desenvolvem as etapas de coleta, avaliação, armazenagem ou descarte, leitura, uso/apropriação e geração do conhecimento? A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e levantamento bibliográfico, qualifica-se como pesquisa qualitativa. O objetivo geral foi o de comparar e discutir as ideias dos autores. Os Resultados foram a exposição comparativa e a discussão das perspectivas resultantes das pesquisas dos autores.
Downloads
Referências
GASQUE, K.C.G.D. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem, Brasília, DF, Editora FCI/UnB, 2012 Disponível em:< http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf > Último acesso em: 19/07/2018
GASQUE, K.C.G.D; CASARIN, H. de C.S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36-55, set./dez. 2016 Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/viewFile/60697/38415 > Último acesso em: 19/07/2018
MORIN, E.: Introducción al pensamiento complejo, Gedisa Editorial, Barcelona, España, 2009.
NASCIMENTO, A.M.R. do; GASQUE, K.C.G.D. Novas Tecnologias, a busca e o uso de informação no Ensino Médio, Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 3, p. 205-218, set./dez. 2017 Disponível em:< www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/32992 > Último acesso em: 19/07/2018
SOUSA, R.P. de; BEZERRA, C.C.; SILVA, E. de M.; MOITA, F.M.G. da S. (Orgs.) Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais, Campina Grande, PB, Eduepb, 2016 Disponível em:< http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265.pdf> Último acesso em: 19/07/2018
WEITZEL, S. da R.; CALIL JÚNIOR, A.; ACHILLES, D. Revisiones y Reflexiones. Alfabetización informativa en las escuelas: el papel del licenciado en bibliotecología. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín (Colômbia), v. 38, n. 3, p. 213-225, set./dez. 2015 Disponível em:< https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/.../24132 >Último acesso em: 19/07/2018